Acadêmicos de Niterói Lança Samba-Enredo em Homenagem a Lula
A escola de samba Acadêmicos de Niterói anunciou nesta terça-feira (21) o clipe e a letra do samba-enredo que apresentará na Sapucaí. A escola fará sua estreia no Grupo Especial com uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 15 de fevereiro, durante o primeiro dos três dias de desfile do carnaval carioca. Entre os nove compositores estão Teresa Cristina e Arlindinho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No clipe, são exibidas fotografias da infância do presidente, imagens da gravação do samba em estúdio e momentos da trajetória de Lula como sindicalista, presidente e candidato. A letra destaca os investimentos em educação e no combate à fome, que são as principais frentes dos mandatos do petista. “Tem filho de pobre virando doutor / comida na mesa do trabalhador / a fome tem pressa”, diz um trecho da canção.
Contexto Político e Referências Históricas
Por meio de sua assessoria, a escola informou que recebeu imagens e fotografias da presidência e que não seria possível contar essa história sem abordar o contexto político, embora não tenha revelado detalhes sobre a temática dos carros que desfilarão na avenida.
LEIA TAMBÉM!
Vício em apostas online leva brasileiros a não pagarem aluguel, revela pesquisa. 36% dos jovens inadimplentes são afetados
EUA intensificam ações na Venezuela para recuperar hegemonia na América Latina, diz Wagner Iglecias
MST considera nomeação de Boulos como avanço na participação social no governo Lula
O samba também aborda acontecimentos recentes, como as taxações impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a proposta de anistia que a Câmara tentou aprovar para absolver o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros deputados envolvidos na tentativa de golpe de Estado em 2023.
A letra faz referências ao passado, incluindo o período da ditadura militar, mencionando Zuzu Angel, estilista que se destacou nas críticas ao regime após o desaparecimento de seu filho Stuart, além do cartunista Henfil e do jornalista Vladimir Herzog. Nesta semana, em 25 de outubro, marca-se o 50º aniversário do assassinato de Vlado pela ditadura. O trecho “Nós ainda estamos aqui no Brasil de Rubens Paiva” lembra que os tempos sombrios ainda têm consequências. Paiva foi deputado federal e assassinado nos porões do Doi-Codi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outras Homenagens no Carnaval de 2026
O presidente não será o único homenageado em 2026 na Sapucaí. Rita Lee será tema da Mocidade Independente, enquanto Ney Matogrosso foi escolhido pela Imperatriz Leopoldinense. A Portela contará a história de Custódio Joaquim de Almeida, o Príncipe Custódio, líder africano em Porto Alegre. Além disso, as escritoras Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo serão homenageadas pela Unidos da Tijuca e Império Serrano, respectivamente.
