Pagamento do Abono Salarial PIS/PASEP 2026: Data e Como Receber
A partir de 15 de fevereiro de 2026, milhões de trabalhadores brasileiros poderão receber o Abono Salarial PIS/PASEP 2024. Este benefício, referente ao ano-base 2024, traz mudanças importantes nas regras de pagamento que você precisa conhecer para não perder seu dinheiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mudanças Cruciais nas Regras de Pagamento
Uma das principais alterações para 2026 é a definição de um novo teto de renda. Diferentemente dos anos anteriores, que estabeleciam um limite de dois salários mínimos, o governo implementou uma nova regra de correção, vinculada à inflação.
O novo teto de renda é calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPC), e para ter direito ao abono em 2026, a média salarial mensal em 2024 deve ter sido de até R$ 2.765,92.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Requisitos para Receber o Abono Salarial
Para ter direito ao benefício, o trabalhador deve cumprir quatro requisitos cumulativos: Primeiro, estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, com a primeira assinatura ocorrendo em 2021 ou antes. Segundo, ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2024.
Ter recebido uma média mensal de até R$ 2.765,92 no ano-base. E, por fim, o empregador deve ter enviado as informações corretamente na RAIS ou eSocial.
LEIA TAMBÉM!
Como Consultar e Sacar o Benefício
A consulta oficial sobre os valores e a elegibilidade estará disponível a partir do dia 5 de fevereiro de 2026. Você poderá acessar a informação através da seção “Benefícios” > “Abono Salarial” no site Gov.br. Trabalhadores da iniciativa privada receberão o benefício pela Caixa Econômica Federal, via crédito em conta (para correntistas) ou pelo app CAIXA Tem.
Servidores públicos receberão o abono pelo Banco do Brasil, com a opção de transferência via PIX para não correntistas.
