ABNT Lança Diretrizes Inovadoras para Reparo e Manutenção de Veículos Elétricos no Brasil
A ABNT lança diretrizes inovadoras para reparo e manutenção de veículos elétricos, estabelecendo níveis de escolaridade e capacitação para mecânicos.
ABNT Lança Diretrizes para Reparo e Manutenção de Veículos Elétricos
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) divulgou novas orientações sobre o reparo e a manutenção de veículos elétricos. O documento, que possui 14 páginas, classifica os mecânicos em três níveis de atuação. Essa iniciativa foi desenvolvida pela Comissão de Estudo de Inspeção, Reparação e Manutenção de Veículos Elétricos, que se reuniu em nove ocasiões entre 2023 e 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme a ABNT, a publicação reúne informações que podem ser provenientes de pesquisas técnicas, trabalhos internacionais ou reflexões sobre o estado atual do tema. Um trecho do documento destaca que os mecânicos responsáveis pela manutenção devem ser capacitados especificamente para os veículos que irão reparar.
As diretrizes incluem o uso adequado de equipamentos, instalações e sistemas de segurança, tanto em campo quanto na oficina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estrutura e Níveis de Escolaridade para Mecânicos Automotivos
O documento estabelece três níveis de escolaridade e experiência para os mecânicos automotivos:
- Nível 1: Deve ter pelo menos o 5º ano do ensino fundamental e quatro anos como ajudante ou dois anos como mecânico automotivo. A atuação é restrita à reparação da parte mecânica ou interior do veículo.
- Nível 2: Exige ensino médio completo e curso profissionalizante em elétrica/eletrônica automotiva, além de dois anos como ajudante ou um ano como mecânico automotivo. O profissional pode atuar na parte mecânica, elétrica de baixa tensão (12 V) e dar suporte a mecânicos de veículos elétricos.
- Nível 3: Requer ensino técnico ou superior na área de tração elétrica automotiva e um ano de experiência como mecânico de tração elétrica. O mecânico pode atuar na reparação de sistemas de alta e baixa tensão, além de gerenciar atividades operacionais.
Capacitações Necessárias para Mecânicos de Veículos Elétricos
Além das exigências de escolaridade, os mecânicos devem cumprir algumas capacitações. A norma da ABNT determina que o mecânico de veículo elétrico deve ter obtido resultados satisfatórios em instituições de formação ou treinamento especializado, com carga horária mínima de 160 horas, ou ter pelo menos dois anos de experiência na função.
Leia também:
Honda Prelude faz seu retorno triunfal ao Brasil com design esportivo e tecnologia avançada!
Fiat surpreende no Salão do Automóvel de São Paulo com conceitos inovadores e modelos exclusivos
Carros dos Anos 80: Símbolos de Status e Liberdade que Valorizam com o Tempo
Adicionalmente, é necessário que o profissional tenha treinamento formal e comprove a realização de cursos de acordo com a legislação vigente, com duração mínima de 40 horas. O presidente da ABNT, Mário William Esper, destacou que o mercado de veículos elétricos está em rápida expansão no Brasil, exigindo profissionais qualificados para atuar com segurança em sistemas de alta tensão.
Em 2024, as vendas de veículos elétricos cresceram 89%, e em 2025, o volume de unidades produzidas já ultrapassou 126 mil.
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.












