Abear Pede Lista de Proibição de Voos Após Aumento de Passageiros Indisciplinados em 2025

Abear quer lista negra de voos no Brasil! Aumento de 87% em casos de passageiros indisciplinados preocupa Abear, que propõe No Flight List. Companhias aéreas compartilhariam lista de proibidos

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Passageiros Indisciplinados: Abear Defende Lista de Proibição de Voos no Brasil

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) afirmou nesta terça-feira, 16 de novembro de 2025, que a associação está defendendo a implementação de uma No Flight List – lista de pessoas proibidas de viajar de avião – no Brasil, destinada a lidar com passageiros que demonstram desrespeito aos funcionários de companhias aéreas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A No Flight List é um mecanismo já utilizado nos Estados Unidos, com o objetivo de restringir o embarque de indivíduos com base em suspeitas de terrorismo, envolvimento com organizações criminosas ou ameaças à segurança da aviação. Modelos semelhantes existem em outros países, como Canadá, Reino Unido, Austrália e na União Europeia.

A Abear destaca um aumento significativo nos casos de passageiros problemáticos. Entre janeiro e agosto de 2025, foram registradas 979 ocorrências de comportamento inadequado, um aumento de 87% em comparação com o mesmo período de 2024. Além do volume crescente, a associação também observa um aumento nos episódios considerados graves, que saltaram de 135 em 2024 para 210 nos primeiros oito meses de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o presidente da Abear, a proposta é que as companhias aéreas compartilhem uma lista de indivíduos proibidos de embarcar, com uma suspensão de um ano como consequência. A inclusão na lista ocorreria no momento da compra da passagem ou no check-in, e o processo de contestação da inclusão seria, segundo o presidente, lento e burocrático.

LEIA TAMBÉM!

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.

Sair da versão mobile