O Complexo Eólico Ventos de São Zacarias foi inaugurado nesta quarta-feira (11) nos municípios de Simões (PI) e Araripina (PE), com um investimento de R$ 3 bilhões e a criação de mais de 3 mil empregos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa é uma colaboração entre Hydro Rein e Macquarie Asset Management.
O projeto possui 80 turbinas espalhadas por 10 parques, gerando uma capacidade instalada de 456 megawatts (MW), que suprirão até 1,2 milhão de residências.
LEIA TAMBÉM!
Comissão de Preços da China registra queda de 0,4% no comparativo anual de agosto, acima do projetado
A Transpetro defende investimentos em dutos e alerta sobre a situação no Centro-Oeste
EUA aprovou a nomeação de Stephen Miran, proposta pelo ex-presidente Donald Trump, para o Federal Reserve
De acordo com o governo do Piauí, o empreendimento impede a liberação anual de cerca de 600 mil toneladas de CO₂ na atmosfera, em comparação com fontes de energia fósseis.
O complexo foi construído em um período de três anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa é um dos maiores empreendimentos de energia renovável do país, evidenciando o potencial de dois estados nordestinos relevantes para a transição energética, diminuindo a emissão de gases do efeito estufa e a dependência de combustíveis fósseis, conforme ressaltou o diretor executivo da Ventos de São Zacarias, Felipe Castro.
Programas sociais
Desde o início da obra, em 2022, o complexo investiu R$ 42 milhões em mais de 20 programas socioambientais, conforme dados do governo do Piauí.
Foram implementadas ações na Serra da Mata Grande e na Serra dos Rafaéis, próximas ao complexo ecológico, incluindo a construção da Associação Remanescente de Quilombo Serra da Mata Grande; a restauração da Capela Nossa Senhora das Dores; a disponibilização da sede e da quadra poliesportiva da Comunidade Quilombola Serra dos Rafaéis; e a realização de um Festival Cultural com atividades esportivas e apresentações culturais.
O Brasil detém a maior fatia de vendas de veículos elétricos na América Latina.
Fonte por: CNN Brasil