O Complexo Eólico Ventos de São Zacarias foi inaugurado nesta quarta-feira (11) nos municípios de Simões (PI) e Araripina (PE), com um investimento de R$ 3 bilhões e a criação de mais de 3 mil empregos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa é uma colaboração entre Hydro Rein e Macquarie Asset Management.
O projeto possui 80 turbinas espalhadas por 10 parques, gerando uma capacidade instalada de 456 megawatts (MW), que suprirão até 1,2 milhão de residências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o governo do Piauí, o empreendimento impede a liberação anual de cerca de 600 mil toneladas de CO₂ na atmosfera, em comparação com fontes de energia fósseis.
O complexo foi construído em um período de três anos.
LEIA TAMBÉM!
A iniciativa é um dos maiores empreendimentos de energia renovável do país, evidenciando o potencial de dois estados nordestinos relevantes para a transição energética, diminuindo a emissão de gases do efeito estufa e a dependência de combustíveis fósseis, conforme ressaltou o diretor executivo da Ventos de São Zacarias, Felipe Castro.
Programas sociais
Desde o início da obra, em 2022, o complexo investiu R$ 42 milhões em mais de 20 programas socioambientais, conforme dados do governo do Piauí.
Foram implementadas ações na Serra da Mata Grande e na Serra dos Rafaéis, próximas ao complexo ecológico, incluindo a construção da Associação Remanescente de Quilombo Serra da Mata Grande; a restauração da Capela Nossa Senhora das Dores; a disponibilização da sede e da quadra poliesportiva da Comunidade Quilombola Serra dos Rafaéis; e a realização de um Festival Cultural com atividades esportivas e apresentações culturais.
O Brasil detém a maior fatia de vendas de veículos elétricos na América Latina.
Fonte por: CNN Brasil
