A Chevron obteve uma licença que possibilitou a retomada do produto do país da OPEP no mercado norte-americano.
As exportações de petróleo da Venezuela superaram os 900 mil barris por dia em agosto, o maior volume desde novembro, após a Chevron receber uma licença que possibilitou o retorno do produto do país da OPEP ao mercado dos EUA, após uma interrupção de quatro meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em dezembro passado, o Departamento do Tesouro dos EUA concedeu uma autorização restrita para que a Chevron, uma das principais parceiras da empresa estatal venezuelana PDVSA, atuasse no país sul-americano sob sanções e realizasse a exportação de seu petróleo.
O aumento de 27% nas exportações no mês passado, com uma média de 966.485 bpd, decorreu da retomada dos fluxos da Chevron para os EUA e do envio de cargas maiores para a Venezuela e a China, conforme dados provenientes dos movimentos de navios-tanque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A produção contínua e a falta de interrupções nas unidades de processamento e mistura de petróleo no Cinturão do Orinoco – a principal área produtora da Venezuela – também auxiliaram no crescimento dos níveis de estoque e das exportações de petróleo, conforme documento interno da PDVSA.
As exportações para a China, seja por meio de vendas diretas ou indiretas após transferências entre embarcações, corresponderam a 85% do total de saídas do país no mês passado, uma diminuição em relação aos quase 95% registrados em julho.
Aproximadamente 60.000 barris diários de petróleo venezuelano chegaram aos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que Cuba recebeu cerca de 29.000 barris diários de petróleo bruto e combustível. Diversas remessas de metanol venezuelano foram destinadas à Europa.
A Venezuela registrou, em agosto, aproximadamente 275.000 toneladas métricas de exportação de subprodutos de petróleo e petroquímicos, um volume superior às 227.000 toneladas enviadas no mês anterior e o maior volume desde maio.
O país elevou as importações de petróleo leve e nafta para complementar sua produção adicional de petróleo pesado e gerar níveis de petróleo bruto para exportação, alcançando 99.000 barris por dia contra 58.000 bpd em julho, de acordo com os dados.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.