A VAR poderá obter novas competências em relação a escanteios, cartões e pênaltis antes da Copa de 2026
O árbitro de vídeo tornou-se sinônimo de paixão e controvérsia no futebol, mas esteja atento: as situações podem se agravar.

O VAR pode transformar o futebol: novas normas para escanteios, cartões e pênaltis antes da Copa de 2026. O VAR (Árbitro Assistente de Vídeo) já é sinônimo de emoção e polêmica no futebol, mas prepare-se: as coisas podem ficar ainda mais intensas! A International Football Association Board (IFAB), responsável pelas regras do esporte, está discutindo mudanças significativas no uso do VAR para a Copa do Mundo de 2026. Escanteios, segundos cartões amarelos e até as cobranças de pênaltis podem adquirir novas diretrizes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma das sugestões em discussão é autorizar o VAR a corrigir erros de marcação de escanteios. Quantas vezes não observamos a bola tocar de forma evidente em um atacante, mas o árbitro aponta o escanteio para o time equivocado? A proposta é utilizar a tecnologia para assegurar que a decisão seja precisa, impedindo que um erro altere o curso da partida. Contudo, a IFAB ainda analisa se essa intervenção pode causar um atraso excessivo na partida.
Outra alteração em análise é a viabilidade do VAR revisar ações que geram o segundo cartão amarelo, levando à expulsão. A razão é evidente: uma expulsão incorreta pode comprometer totalmente o jogo. Utilizando a tecnologia, os árbitros poderiam confirmar se o lance justifica a cartolina, diminuindo injustiças. Contudo, seria isso não tornaria o jogo mais lento? Esse é o ponto que a IFAB está avaliando com atenção.
Leia também:

Aumento da alíquota do IOF intensifica o ceticismo no mercado em relação a medidas de controle de capital

Parlamento vota proposta que modifica as normas do licenciamento ambiental

Brasil busca adiar cobrança de tarifa na negociação com Trump
A proposta mais controversa diz respeito às cobranças de pênaltis. No momento, se o goleiro impede o gol, o cobrador ou seus colegas podem tentar o chute novamente. A IFAB está avaliando eliminar essa “segunda oportunidade”. Os que apoiam a mudança argumentam que o time que obteve o pênalti já possui uma vantagem considerável, e a proibição do rebote evitaria invasões da área antes da cobrança – um problema frequente.
A nova alteração tornará os punições mais justas ou mais emocionais? Quando ocorrerão as mudanças? As discussões estão em curso e a próxima reunião anual da IFAB está agendada para novembro de 2025. As propostas serão votadas em março de 2026, e as mudanças, se aprovadas, entrarão em vigor a partir de 1º de junho de 2026, pontualmente para a Copa do Mundo. Dito isto, o Mundial poderá inaugurar um VAR mais eficiente e novas regras que prometem revolucionar o futebol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O VAR já alterou a maneira como se vive o futebol, introduzindo maior exatidão, porém também causando interrupções que incomodam torcedores. A principal questão é: essas novas regras vão promover a justiça no jogo ou apenas provocar mais discussões? Uma certeza existe: as mudanças estão ocorrendo e o futebol pode nunca mais ser o mesmo. O que você pensa sobre essas possíveis novidades? O VAR deveria ter tanta influência?
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.