A utilização de elementos de jogos torna o estudo para o Enem uma experiência mais envolvente
Jogos e sistemas de entretenimento educativos auxiliam alunos a consolidar conhecimentos, estruturar a rotina e preservar o engajamento.

A preparação para o Enem demanda comprometimento diário e organização, porém pode ser desafiador manter o entusiasmo em longos períodos de estudo. A gamificação se apresenta como uma solução para tornar o aprendizado mais interessante e produtivo, incentivando os estudantes a se envolverem ativamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A equipe pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, liderada por Milena Fiuza Villani, defende que “estudar de maneira passiva, somente lendo ou assistindo, nem sempre é o mais adequado para todos os estudantes”. A gamificação demanda envolvimento ativo: solucionar questões, fazer escolhas e utilizar o conhecimento, o que contribui para a consolidação da memória de longo prazo e a compreensão do tema.
A utilização de elementos como metas, etapas, obstáculos e prêmios converte os estudos em atividades estimulantes, auxiliando os alunos a manterem uma prática regular sem perder o interesse. Ademais, a gamificação possibilita a revisão de conteúdos de forma dinâmica, aprimora o pensamento crítico e fomenta o desenvolvimento de competências fundamentais para os exames.
Leia também:

Cartões de memória: método eficaz aprimora o foco e a memorização de informações

Aprenda o método S3QR de leitura ativa para o vestibular

Retome o controle: 5 dicas para auxiliar seu filho no segundo semestre
Sugestões de Plataformas Gamificadas para o Enem
- Brainly: plataforma online e aplicativo que oferece uma rede de perguntas e respostas, com sistema de pontos e níveis, abrangendo todas as áreas do conhecimento e promovendo o aprendizado colaborativo.
- Khan Academy: (site e aplicativo) disponibiliza videoaulas, conteúdos teóricos e atividades práticas em Matemática, Ciências, História e Língua Portuguesa.
- Duolingo: (aplicativo) concentra-se em idiomas estrangeiros, aprimorando o vocabulário e a compreensão escrita e auditiva, sendo fundamental para a avaliação de Línguas.
- Kahoot!: (site) possibilita a criação e a participação em questionários interativos, promovendo a memorização, a agilidade do pensamento e o estudo de assuntos.
- Racha Cuca: (site) – jogos de lógica e raciocínio crítico, relevantes para Matemática e Ciências da Natureza.
- Simulações Interativas: jogos e simulados gamificados de sistemas de aprendizagem, incluindo correção automática e avaliação de desempenho.
- Notion: (aplicativo e site) – ajuda na organização da rotina de estudos, na criação de cronogramas, em notas e no controle de metas.
A inteligência artificial tem auxiliado estudantes no aprendizado da língua inglesa por meio de canções.
Fonte por: CNN Brasil
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.