A Universidade Federal do Paraná (UFPR) estendeu em duas semanas o período de inscrição para o Vestibular 2026, que originalmente terminaria no dia 6. Os candidatos podem se inscrever e obter o boleto da taxa de inscrição até o dia 20 de junho, exclusivamente pela internet, através do site do Núcleo de Concursos (NC/UFPR).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A taxa de inscrição, que deverá ser paga até 23 de junho, é de R$ 195. O prazo para solicitação de atendimento especializado nos dias de prova também foi alterado; os candidatos podem fazer o pedido até 20 de junho, por meio de formulário específico no site do NC/UFPR.
Para o Vestibular 2026, a UFPR disponibiliza 5.313 vagas em 143 cursos, localizados nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paranã e Toledo. Dentre as opções de carreira, Medicina conta com 160 vagas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No mínimo cinquenta por cento das vagas são reservadas para estudantes de escolas públicas ou de escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo e são conveniadas com o poder público. Dentro desse percentual, há reserva de vagas para pessoas de baixa renda (até um salário-mínimo mensal por pessoa da família) pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. O restante das vagas é destinado à ampla concorrência.
A UFPR disponibiliza, em cada curso, uma vaga adicional para pessoas com deficiência, que pode ser preenchida por qualquer candidato que demonstre a condição.
LEIA TAMBÉM!
Provas
A extensão do prazo de inscrições não altera a data das provas do Vestibular 2026 da UFPR. A primeira fase está confirmada para o dia 5 de outubro e possui 90 questões objetivas de conhecimentos gerais.
A segunda fase ocorrerá nos dias 30 de novembro (prova de Compreensão e Produção de Textos) e 1º de dezembro (provas específicas, somente para cursos que possuem essa exigência).
A lista de livros para o Vestibular 2026 da UFPR foi publicada em janeiro. A universidade também divulgou os livros que cairão nas provas de sociologia e filosofia. Foram informadas as obras que serão cobradas nas provas de ingresso ao curso de Música.
Alerta para candidatos cotistas
Candidatos que se enquadram em uma ou mais categorias previstas na Lei de Cotas (baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência) devem acompanhar os procedimentos para confirmar sua inscrição nessas categorias. Os prazos foram estendidos em razão da prorrogação do prazo de inscrição. Consulte abaixo:
Preparação para o vestibular: 5 dicas que estudantes devem seguir
Fonte por: CNN Brasil
