A UNICEF: Trabalho doméstico de meninas adolescentes é quase o dobro do de meninos na América Latina
Os dados foram coletados na Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.

Uma pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgada na segunda-feira, 11, no México, revela que meninas e adolescentes da América Latina investem quase o dobro do tempo de seus colegas do sexo masculino em tarefas domésticas e cuidados com outras pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa destaca que, globalmente, essas atividades não pagas recaem majoritariamente sobre as mulheres, o que dificulta o acesso a empregos em tempo integral e compromete o desempenho acadêmico.
O diretor regional do Unicef para a América Latina e o Caribe, Roberto Benes, afirmou que as jovens “assumem responsabilidades domésticas de forma desproporcional” com base nos dados coletados na Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.
Leia também:

Trump descreve Brasília como “capital violenta” e apresenta informações de criminalidade desatualizadas

Greta Thunberg lança nova frotilha de apoio a Gaza

Trump anuncia mobilização da Guarda Nacional em Washington
As adolescentes gastam em média 2,25 horas por dia em tarefas domésticas nesses países, enquanto os meninos investem 1,3 hora, de acordo com o relatório. Nas famílias mais pobres, a diferença entre meninas e meninos adolescentes se duplica, com as jovens dedicando pelo menos 14 horas a mais por semana a tarefas domésticas em comparação com os meninos, conforme comunicado pelo Unicef.
Os cuidados não remunerados, que incluem crianças, idosos e doentes, “representam uma das principais barreiras à igualdade de gênero”, afirmou a diretora regional da ONU Mulheres, Maria Noel Vaeza, conforme o texto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Corte Interamericana de Direitos Humanos determinou que o cuidado é um direito que deve ser assegurado pelos Estados, e que aqueles que realizam essas tarefas não remuneradas “devem obter progressivamente garantias mínimas de proteção social”.
O estudo foi apresentado em razão da XVI Conferência Regional sobre a Mulher, que a presidenta do México, Claudia Sheinbaum, inaugurará nesta terça-feira, 12, no palácio de governo.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)