A União Europeia necessita ajustar sua perspectiva, afirma a China

As relações comerciais entre a China e a Europa estão em um período conturbado, devido a restrições aplicadas por ambos os lados.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, afirmou na quarta-feira (9.jul.2025) que os chefes de Estado da União Europeia precisam “reavaliar” sua postura em relação aos chineses. O país asiático e o bloco europeu têm apresentado divergências nas relações comerciais nos últimos meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esperamos que a UE estabeleça uma compreensão mais objetiva e racional da China e busque uma política mais positiva e pragmática em relação à China. Esperamos que a UE perceba que o que precisa ser reequilibrado no momento é a mentalidade da UE, e não as relações econômicas e comerciais.

As disputas já resultaram em medidas concretas em ambos os lados. No mês passado, a UE decidiu proibir a participação de empresas chinesas em licitações do ramo da saúde com valor superior a 5 milhões de euros. Já em julho, o governo chinês anunciou a mesma restrição contra empresas europeias.

LEIA TAMBÉM!

Uma das críticas dos europeus às práticas chinesas diz respeito aos subsídios governamentais que visam aumentar a competitividade das empresas chinesas.

A representante do governo chinês declarou que os subsídios estão em conformidade com as normas da OMC e que os europeus também empregam incentivos governamentais para impulsionar seu crescimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A União Europeia anunciou que disponibilizará mais de 1,44 trilhão de euros em subsídios entre 2021 e 2030, sendo que mais de 300 bilhões de euros já foram distribuídos até o final de 2024.

A representante afirmou que a China tem interesse em elevar suas compras de bens europeus. Adicionalmente, busca a facilitação das restrições na aquisição de produtos de alta tecnologia destinados à Ásia.

O mercado de compras públicas da UE não é tão justo e aberto como a UE alega. Na verdade, existem muitas barreiras ocultas.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Sair da versão mobile