A União Europeia considera que a tarifa de 30% proposta pelos Estados Unidos é “inaceitável”

A União Europeia atua em duas vias: busca por um acordo ou adoção de medidas compensatórias até o dia 1º de agosto.

14/07/2025 22:51

1 min de leitura

A União Europeia considera que a tarifa de 30% proposta pelos Estados Unidos é “inaceitável”
(Imagem de reprodução da internet).

A União Europeia considerou “absolutamente inaceitável” a taxa de 30% divulgada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), sobre produtos europeus. Os ministros de Comércio do bloco se reuniram nesta segunda-feira (14.jul.2025) em Bruxelas (Bélgica) para debater a reação ao anúncio americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As tarifas estão previstas para serem implementadas a partir de 1º de agosto. A União Europeia é o principal parceiro comercial dos Estados Unidos e o maior bloco comercial do mundo.

A Comissão Europeia, que negocia acordos comerciais em nome dos 27 países integrantes, prorrogou suas tarifas retaliatórias contra produtos americanos, que teriam início nesta segunda-feira (14.jul.2025).

Leia também:

O bloco agora opera em duas frentes: busca negociar um acordo comercial com Washington até 1º de agosto ou implementa medidas compensatórias proporcionais.

O representante comercial do bloco, Maros Sefcovic, declarou que as taxas impostas pelos Estados Unidos são “absolutamente inaceitáveis”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As tarifas recentes podem elevar o preço de diversos produtos europeus, incluindo queijos franceses, artigos de couro italianos, eletrônicos alemães e produtos farmacêuticos espanhóis.

A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a mensagem de Trump indica que as negociações devem prosseguir até o dia 1º de agosto.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.