A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, informou ao FT (Financial Times) em entrevista publicada neste domingo (31) que a Europa está desenvolvendo “planos bastante precisos” para o envio de tropas multinacionais à Ucrânia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O envio de militares integraria as garantias de segurança pós-conflito, com o apoio das capacidades dos Estados Unidos, afirmou a chefe de bloco europeu.
A presidente Ursula von der Leyen afirmou ao FT que o presidente Trump assegurou que haveria “uma presença americana como parte do mecanismo de proteção”, ressaltando que “isso foi muito claro e repetidamente afirmado”.
LEIA TAMBÉM!
A implementação pode envolver dezenas de milhares de militares liderados pela Europa, com apoio da assistência dos Estados Unidos, incluindo sistemas de controle e comando e ativos de inteligência e vigilância.
A imprensa noticia que tal acordo foi concretizado em uma reunião entre o presidente dos EUA, Donald Trump, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e importantes líderes europeus no mês anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os líderes europeus, incluindo o chanceler alemão Friedrich Merz, o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, o secretário-geral da Otan Mark Rutte e von der Leyen, se reunirão em Paris na quinta-feira (4), a convite do presidente francês Emmanuel Macron, para prosseguir as negociações de alto nível sobre a Ucrânia, conforme relatado pelo FT, citando três diplomatas cientes dos planos.
Fonte por: CNN Brasil