A Tesla está sendo investigada por órgãos federais de segurança para apurar se houve atraso na comunicação a autoridades americanas sobre acidentes envolvendo sua tecnologia de assistência ao motorista.
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A NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário) está investigando se a empresa está cumprindo ou não as regulamentações que exigem a divulgação de dados sobre acidentes envolvendo seus carros quando estes utilizam determinados recursos de assistência ao motorista.
A NHTSA, em um documento federal divulgado na quarta-feira (20), declarou que os acidentes relatados ocorreram vários meses ou mais antes das datas dos relatórios. A maioria desses relatórios envolveu acidentes nos quais o prazo exigia que o relatório fosse enviado dentro de um ou cinco dias após a Tesla receber a notificação do acidente.
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Diversos veículos Tesla incluem o Autopilot, um sistema destinado a auxiliar motoristas em vias expressas, e a funcionalidade Full Self Driving, que alega permitir a condução de veículos em áreas urbanas e rodovias.
Os dois recursos devem ser utilizados somente com um ocupante no banco do motorista, prestando atenção e podendo assumir o controle do veículo.
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Apesar da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) realizar diversas investigações sobre a Tesla e a segurança de seus veículos autônomos, a mais recente é a primeira a ser aberta sob a presidência de Donald Trump.
Isso também pode ser interpretado como um novo revés na aposta da Tesla de que sua tecnologia de veículos autônomos será essencial para seu crescimento e rentabilidade futuros.
Os investidores consideravam que o governo Trump poderia beneficiar as metas de Elon Musk, diretor executivo da Tesla, em relação a veículos autônomos, talvez até mesmo encerra as investigações de segurança em curso na empresa.
Musk investiu centenas de milhões de dólares na eleição de Trump e atuou como um importante conselheiro do presidente após sua posse. Contudo, os dois se desentenderam desde então.
A NHTSA declarou que a Tesla informou ter solucionado falhas anteriores na coleta e no reporte dos dados necessários. A agência afirmou que pretende auditar os dados da Tesla para confirmar essa informação.
O secretário de Transportes, Sean Duffy, afirmou em abril que seu departamento alteraria os requisitos de relatórios, como parte dos esforços para impulsionar veículos autônomos.
Ele afirmou que, segundo informações de parceiros do setor, os requisitos de relatórios de acidentes para veículos autônomos são muito caros, ao anunciar o programa de veículos autônomos do departamento.
Esses relatórios auxiliam o Departamento de Transportes a acompanhar a segurança no trânsito. Assim, para lidar com essas questões, enxugamos o procedimento.
A Tesla foi considerada culpada no início deste mês por um acidente fatal em 2019 envolvendo um Model S com piloto automático que colidiu com um veículo estacionado, causando a morte de seu ocupante. A empresa anunciou planos de recorrer da decisão e foi condenada a pagar US$ 329 milhões em indenizações.
A empresa não forneceu uma resposta à solicitação de esclarecimento.
Traduzido por João Nakamura
Geração Z: 51% dos jovens planejam adquirir automóvel nos próximos três anos.
Fonte por: CNN Brasil