A temperatura atingiu 41,8 °C no Japão, estabelecendo um novo recorde de calor

Já foram internadas em hospitais mais de 53 mil pessoas devido a insolação no Brasil.

05/08/2025 7:03

1 min de leitura

A temperatura atingiu 41,8 °C no Japão, estabelecendo um novo recorde de calor
(Imagem de reprodução da internet).

O Japão registrou sua temperatura máxima em história, 41,8 °C na terça-feira (5), fazendo com que o governo recomendasse que os cidadãos permanecessem em casa e assegurasse ações para reduzir os prejuízos causados pelo clima às plantações de arroz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As temperaturas máximas registradas em Isesaki, no leste da província de Gunma, ultrapassaram os 41,2 °C alcançados na semana passada em Tamba, no oeste da província de Hyogo, segundo a agência meteorológica do país.

Segundo a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres, mais de 53 mil pessoas foram hospitalizadas por insolação até o momento deste verão.

Leia também:

“Está um calor escaldante”, declarou Takeshi Ishikawa, metalúrgico de 63 anos, enquanto enchia uma garrafa d’água em uma fonte no centro de Tóquio. “Se atingir 42 graus, será mais quente do que o meu banho que preparo a 40 graus.”

As temperaturas médias em todo o Japão persistiram em alta após atingirem um recorde histórico em julho pelo terceiro ano seguido, ao mesmo tempo em que a região nordeste, ao longo do Mar do Japão, apresentou níveis de precipitação criticamente baixos, gerando preocupações com a produção de arroz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As temperaturas elevadas provocaram o aumento da população de percevejos em certas áreas de plantação de arroz, apesar do governo estar para implementar oficialmente uma nova política, na terça-feira, de incremento da produção de arroz a fim de prevenir futuras carências.

“É necessário agir com celeridade e com espírito de urgência para evitar prejuízos decorrentes das temperaturas elevadas”, afirmou o ministro da Fazenda, Shinjiro Koizumi, em coletiva de imprensa.

O governo fornecerá suporte para o manejo de pragas e ações para enfrentar a estiagem, declarou.

As altas temperaturas de 2023 afetaram a qualidade do arroz, gerando uma falta crítica no ano anterior, intensificada pela avaliação imprecisa da oferta e da procura do governo.

Isso resultou em preços historicamente elevados de alimentos básicos tão importantes, gerando uma crise nacional.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)