Festas e datas especiais impulsionam o comércio varejista e constituem chances cruciais para o desenvolvimento das empresas. Nesses momentos, marcas que utilizam tecnologia conversacional alcançam não apenas aumentar as vendas, mas também consolidar o relacionamento e a fidelização de clientes.
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Luiz Marcelo Santos Junior, Vice-Presidente de Experiência do Cliente da Blip, destaca que o atendimento contínuo e integrado é um diferencial competitivo relevante. Ele enfatiza a necessidade de criar uma estrutura omnicanal, na qual o consumidor possa manifestar suas necessidades com facilidade, fornecendo dados relevantes para o aprimoramento da tecnologia. Adicionalmente, comenta: “Nosso Contato Inteligente conecta marcas e consumidores em aplicativos sociais como WhatsApp, Instagram, Messenger, RCS e Apple Messages, operando 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso representa um diferencial significativo em momentos com oportunidades exclusivas.”
Abaixo, veja as principais recomendações da Blip para otimizar resultados em datas comemorativas.
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Entenda seu cliente.
Cada período do ano atrai distintos grupos de consumidores. Através de recursos como a Memória Conversacional, é viável identificar interações passadas, horários de contato, preferências e hábitos. Assim, a comunicação se desenvolve de maneira contínua e eficaz, elevando as probabilidades de conversão.
Realização de personalização genuína.
A personalização transcende a inclusão do nome do cliente na mensagem. Significa compreender as necessidades individuais, utilizar uma linguagem empática e propor ofertas relevantes. Ao coletar feedbacks e analisar históricos, a marca pode oferecer o produto certo, no momento adequado, fortalecendo a fidelidade.
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Unifique todos os canais.
A ausência de integração entre sistemas pode causar perda de eficiência e repetição de informações. Uma estratégia bem estruturada assegura que o cliente não precise se repetir e encontre solução prontamente. O WhatsApp é considerado um dos canais mais eficazes, por unir agilidade, automação e experiência fluida durante o processo de compra.
Torne o atendimento mais humano.
Em datas festivas, o consumidor é exposto a diversos incentivos de marketing. Para se diferenciar, é necessário proporcionar vivências marcantes. Serviços rápidos, atenciosos e com a linguagem adequada à marca geram vínculo autêntico. A personalização pode ser o elemento determinante para obter ou perder uma compra.
Através da união de tecnologia, informações e atenção ao público, as empresas podem converter datas especiais em chances de impulsionar as vendas e fortalecer vínculos de longo prazo.
Fonte por: Carta Capital