A S&P eleva a classificação do Brasil, considerando sua resiliência econômica

Em maio do ano anterior, a agência elevou a avaliação do rating da Índia de estável para positiva, considerando o crescimento expressivo e a evolução da…

14/08/2025 10:44

1 min de leitura

Pessoas andam em mercado lotado em Nova Delhi, Índia
06/04/2021
 REUTERS/Anushree Fadnavis
Pessoas andam em mercado lotado em Nova Delhi, Índia 06/04/2021 ...

A agência de classificação de crédito S&P Global elevou os ratings de crédito soberano de longo prazo da Índia para “BBB-” nesta quinta-feira (14), justificando a decisão pela resiliência econômica e pela consolidação fiscal sustentada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em maio do ano anterior, a agência revisou a perspectiva do rating da Índia de estável para positiva, considerando o crescimento expressivo e a evolução da qualidade dos gastos do governo.

A elevação da nota reflete o crescimento econômico dinâmico do país, considerando um ambiente de política monetária aprimorada que sustenta as expectativas inflacionárias, declarou a agência de classificação em um comunicado.

Leia também:

“Em conjunto com o compromisso do governo com a consolidação fiscal e os esforços para aprimorar a qualidade dos gastos, acreditamos que esses fatores se uniram para favorecer as métricas de crédito”, acrescentou.

O real indiano se valorizou em relação ao dólar, ao mesmo tempo em que a taxa de juros dos títulos de referência de 10 anos caiu após o anúncio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A S&P pode revisar para baixo as classificações do país caso identifique a perda do compromisso político para consolidar as finanças públicas, e essa pressão também pode advir de uma desaceleração substancial do crescimento econômico em uma base estrutural que comprometa a sustentabilidade fiscal.

Meta anuncia atualização para filtros do Instagram; veja o que muda

Fonte por: CNN Brasil

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.