A embaixada dos Estados Unidos no Brasil comunicou, na segunda-feira (25), que a emissão de vistos apresentará novas regras em relação à realização de entrevistas presenciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de 2 de setembro, todos os requerentes deverão realizar entrevista presencial, sem distinção de idade. Anteriormente, candidatos com menos de 14 anos e maiores de 79 anos não eram obrigados a comparecer ao consulado.
As diretrizes foram divulgadas em comunicado do Serviço Consular do Departamento de Estado dos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM!
A plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, está enfrentando dificuldades financeiras e está considerando a possibilidade de reduzir seus custos operacionais.
Embaixada dos EUA no Brasil (@EmbaixadaEUA) 25 de agosto de 2025
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de 2 de setembro, algumas categorias de requerentes de visto apresentarão novas normas para determinar se é necessária a realização de entrevista presencial.
Verifique quem ainda se enquadra nos requisitos e quais são os critérios recentes.
As exceções são: titulares dos vistos B-1 e B-2 (turismo e negócios) que expiraram há menos de 12 meses; candidatos com idade igual ou superior a 18 anos na emissão do visto anterior; e portadores de vistos diplomáticos/oficiais (A, G, NATO, etc.).
A isenção de entrevista pessoal, mesmo nesses casos, somente é válida se o requerente solicitar o visto no país de nacionalidade ou residência; se nunca tiver tido o visto recusado; e não houver potencial de inelegibilidade aparente.
Aumento da taxa
A partir de 1 de outubro, haverá uma nova alteração na emissão de vistos americanos, com a cobrança de uma taxa adicional de US$ 250.
A taxa adicional foi definida na Lei One Big Beautiful Bill, projeto de Donald Trump, assinada em 4 de julho de 2025. A legislação instituiu a Visa Integrity Fee e outras tarifas para compensar o incremento nos gastos previstos pelo projeto, após a redução de impostos, e outras ações.
Verificação de perfil nas redes sociais
A embaixada dos Estados Unidos declarou, no domingo (24), que as novas regras de verificação das redes sociais para solicitantes de vistos das categorias F (estudante), M (técnico/vocacional) e J (intercâmbio cultural) já estão em vigor.
O governo dos Estados Unidos anunciou em junho que candidatos a determinadas categorias deveriam manter seus perfis em redes sociais configurados como “públicos” durante o processo de solicitação de visto.
A nova diretriz foi divulgada aos embaixamentos americanos no exterior, conforme noticiado pela CNN.
O Departamento de Estado instruiu embaixadas e consulados a avaliar os solicitantes de visto com base em “atitudes hostis em relação aos nossos cidadãos, cultura, governo, instituições ou princípios fundamentais”.
O comunicado acrescentou que “o acesso restrito ou limitado de visibilidade da presença online podem ser entendidos como uma tentativa de evitar ou esconder uma atividade específica”.
Fonte por: CNN Brasil