Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Eliminatórias
  3. A seleção do Sudão mobiliza o país em sua jornada por uma Copa inédita

A seleção do Sudão mobiliza o país em sua jornada por uma Copa inédita

Nação africana busca oportunidade histórica, superando dificuldades.

Por: Gabriel Furtado

08/09/2025 16:39

7 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Há mais de dois anos, o Sudão enfrenta uma guerra civil intensa que fragmentou cidades, famílias e a identidade nacional. O conflito entre o Exército sudanês e o grupo paramilitar RSF já ceifou a vida de dezenas de milhares de pessoas e obrigou ao deslocamento de mais de 13 milhões de pessoas, segundo estimativas de organizações humanitárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A situação de cadáveres descartados nas ruas de Cartum, instituições de saúde em colapso e fome generalizada elevou o país à condição de uma das maiores crises humanitárias globais, segundo a ONU.

Contudo, em meio à destruição, uma força improvável começa a unir o país: a seleção nacional de futebol. A equipe, conhecida como os Falcões de Jediane, está invicta nas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2026 e disputa ponto a ponto uma vaga direta com potências como Senegal — atual campeão da Copa Africana de Nações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com quatro jogos restantes na fase classificatória, o Sudaã£o está a um ponto da liderança do Grupo B e pode assegurar sua primeira participação na história em uma Copa do Mundo, que acontecerá nos Estados Unidos, Canadá e México.

O futebol em tempos de conflito.

O futebol sudanês ficou quase totalmente interrompido desde o início do conflito, em abril de 2023. Os clubes principais do país – Al-Hilal e Al-Merrikh –, que são essenciais na formação da seleção, firmaram um acordo com a federação da Mauritânia para realizarem sua liga nacional durante a guerra, assegurando assim a continuidade do treinamento de seus jogadores.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Polêmica na Eliminação da Nigéria: Técnico Eric Chelle Acusa Rival de “Vudu” na Repescagem Africana

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Empate Histórico: Jamaica e Curaçao fazem história nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026!

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Escócia e Dinamarca duelam em confronto decisivo pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026

Essa ação tem sido fundamental para assegurar o rendimento do time, visto que mais de 70% dos atletas chamados provêm desses dois clubes, conforme declarado pelo diretor de desenvolvimento da Federação Sudanesa de Futebol, Mazin Abusin.

A escolha do time se transformou em um símbolo de esperança. Talvez seja a única força que une o país neste momento, afirmou Abusin à CNN Sports. “Quando o time entra em campo, durante 90 minutos, o Exército e o RSF deixam suas diferenças de lado.”

Bengazí, o lar distante.

Devido a questões de segurança, a seleção sudanesa disputa seus jogos em Benghazi, na Líbia, onde reside uma significativa comunidade de refugiados sudaneses. A cidade mediterrânea se tornou um dos destinos primários para aqueles que buscam escapar da guerra e também um cenário simbólico para essa improvável trajetória em direção à Copa.

O jornalista especializado em futebol africano Alasdair Howorth declarou que o apoio nas arquibancadas tem sido notável. “Considerando a magnitude da diáspora sudanesa, notadamente na Líbia, essa seleção é vista por muitos como o ‘time da África’”, afirmou.

O apoio se estendeu além das fronteiras. No ano anterior, em um ato de rara solidariedade, a seleção do Sudão do Sul, historicamente rival, entoou o hino nacional do Sudão ao lado dos oponentes antes de um amistoso. No último confronto entre as duas equipes, o resultado de 1 a 1 manteve os Falcões invictos na campanha.

Da liderança.

O recente sucesso do Sudão se torna ainda mais notável, visto que, há apenas três anos, o país concluiu a campanha das Eliminatórias para a Copa de 2022 sem obter nenhuma vitória.

O momento decisivo ocorreu com o técnico James Appiah, que investiu no potencial da diáspora sudanesa. Dentre os principais nomes, destacam-se os irmãos Mohamed e Abo Eisa, que desenvolveram suas trajetórias nas divisões de base do futebol inglês, após terem crescido em Londres.

Mohamed Eisa lidera a artilharia do time nas fases eliminatórias, e Mohamed Abdelrahman, o veterano e capitão do Al-Hilal, figura no terceiro lugar no ranking histórico de marcadores da seleção.

A classificação do Sudão representará a maior conquista da história das Eliminatórias. Sem dúvida alguma, afirmou Howorth. Eles enfrentaram adversários de altíssimo nível, como Senegal e República Democrática do Congo. Nada foi fácil.

Um vislumbre de esperança em meio à desordem.

Apesar do entusiasmo, muitos torcedores ainda enfrentam dificuldades em acreditar que a seleção manterá o desempenho até o final. Abusabce concorda: “É possível que quem observa externamente acredite que sofreremos um revés, mas no grupo há uma esperança. Chegar até aqui, sob estas circunstâncias, é uma demonstração do quanto os jogadores se comprometeram.”

A ausência de poder treinar em casa pode estar sendo vantajosa para o grupo. Ao treinarem em instalações modernas na Arábia Saudita, os Falcões estão afastados da pressão da mídia e da torcida local – um efeito colateral, segundo Abusin, que auxilia na manutenção do foco.

Ele considerava uma situação ambígua. É evidente que preferiríamos jogar em casa, mas também possuímos chances que raramente teríamos fora.

Escapando do conflito.

Assim como milhões de compatriotas, muitos jogadores e membros da comissão técnica também precisaram fugir do país. O próprio Abusin recorda o momento em que soube da eclosão do conflito.

Na noite anterior à guerra, eu participava de um campeonato de futebol do Ramadã com amigos. Havíamos nos qualificado para a final, que ocorreria no dia seguinte. Contudo, ao despertar no sábado, a situação havia se transformado: o país estava em guerra.

A decisão daquele campeonato sequer foi tomada após dois anos.

Ainda assim, Abusin acredita que o futebol pode ser o vínculo necessário para um cessar-fogo entre as partes em conflito. “Se conseguimos nos unir em busca de uma classificação para a Copa, por que não podemos fazer o mesmo pela paz?”

O que está em jogo.

Com poucos jogos restantes nas Eliminatórias, o Sampaio está à beira de protagonizar um dos capítulos mais marcantes da história do futebol internacional.

“Não conheço nenhum país que tenha se classificado para a Copa enfrentando as condições que o Sudão enfrenta hoje – deslocamento em massa, fome, guerra civil”, disse Howorth.

Uma nova oportunidade já representaria um marco histórico. Contudo, para um povo assolado por dor e perdas, seria um símbolo significativo de recuperação.

“Se conseguirmos, ficará para a história”, conclui Abusin. “A dor não será apagada, mas talvez seja o primeiro passo para reconstruirmos o Sudão.”

Flamengo encerra Mundial com mais de R$ 150 milhões em premiações; confira os valores.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Copa do MundoEliminatórias AfricanasFutebol SudãoSeleção SudanesaSudão
Foto do Gabriel Furtado

Autor(a):

Gabriel Furtado

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.

Imagem do post

São Paulo (Clube)

São Paulo aprova orçamento de 2026 com votação acirrada e pressão sobre Julio Casares!

18/12/2025 18:17 | 1 min de leitura

● Botafogo Procura Novo Treinador para 2026: Rafael Guanaes é o Nome em Alta!

18/12/2025 18:27 | 3 min de leitura

● CGT e sindicatos atóis contra reforma trabalhista na Casa Rosada!

18/12/2025 17:35 | 2 min de leitura

● Neymar no Flamengo em 2026? Renúncia do Santos e Almeja o Mengão!

18/12/2025 17:38 | 1 min de leitura

● Alesp Isenta IPVA em 2026: Decisão Polêmica que Beneficia Milhões de Motocicletas!

18/12/2025 17:41 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!