A saúde enfrenta ameaças nos EUA, segundo ex-diretores dos CDC
“A fronteira entre a ciência e a ideologia foi completamente eliminada”, afirma Demetre Daskalakis, ex-diretor do Centro Nacional de Imunização e Doença…

Especialistas que renunciaram recentemente aos seus cargos na principal agência de saúde pública dos Estados Unidos denunciaram, neste domingo 31, o que consideram uma politização crescente do órgão e alertaram para uma queda da “barreira” entre ciência e ideologia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente Donald Trump exonerou na semana passada a diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Susan Monarez, que ocupou o cargo por menos de um mês.
Monarez confrontou o secretário de Saúde, Robert F. Kennedy Jr., devido à reforma de sua política de vacinação.
Leia também:

A UE prosseguirá com a aplicação de suas regulamentações para plataformas digitais, mesmo diante de ameaças de Donald Trump

Sheinbaum busca “melhores condições” comerciais com os EUA enquanto negocia sobre segurança

Reconhecer um Estado palestino não é meramente simbólico, afirma ministra da Autoridade Palestina
A sua demissão causou a saída de outros cinco funcionários de alto escalão do CDC, incluindo o CDC.
“A fronteira entre a ciência e a ideologia foi completamente eliminada”, declarou Daskalakis no programa dominical This Week, da ABC News, ao abordar o impacto que o encerramento do CDC terá na saúde pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com base no que observou desde a posse de Trump em janeiro e na criação de um comitê consultivo com pessoas que compartilham o ceticismo de Kennedy sobre as vacinas, ele afirmou que o governo “realmente está se movendo em uma direção ideológica. Eles querem ver o fracasso da vacinação”.
A ex-diretora médica do CDC, Debra Houry, que renunciou em protesto por suas divergências com a orientação do Executivo, afirmou não ter conhecimento de nenhum cientista da agência que tenha se reunido com Kennedy desde sua nomeação.
A CNN declarou, no domingo, que será muito difícil confiar no CDC daqui para frente.
Houry alertou que o Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização (ACIP), que se reunirá em setembro, será composto por pessoas sem experiência na ciência das vacinas e que são conhecidas por serem contrárias às vacinas.
O presidente promoveu a saída de todos os integrantes do grupo de destaque e os substituiu por nomes indicados por ele, o que suscitou preocupação no Congresso, incluindo entre os membros do Partido Republicano.
O senador governista Bill Cassidy, presidente da Comissão de Saúde do Senado, pediu o adiamento indefinido da reunião do ACIP de 18 de setembro em razão da “ausência de acompanhamento do processo científico”.
Tom Frieden, ex-diretora do CDC, criticou a confusão na agência, uma instituição fundamental para aprimorar os resultados em saúde nos Estados Unidos há mais de 80 anos.
A saúde pública está sob ataque, declarou a CNN. “Estão destruindo nossas proteções sanitárias. Estamos menos seguros.”
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)