A Rússia suspende moratória sobre implantação de mísseis
Este acordo representa o primeiro estabelecido após a Guerra Fria com o objetivo de assegurar a segurança dos países.
Após uma troca de ataques entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o ex-líder russo, Dmitry Medvedev, nas redes sociais, a Rússia anunciou que está abandonando a moratória sobre o uso de mísseis de curto e de médio alcance, nesta segunda-feira (4).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Kremlin afirmou na decisão que os Estados Unidos abandonaram o tratado. Este acordo é o primeiro estabelecido após a Guerra Fria para assegurar a segurança dos países.
Medvedev acusou os países da OTAN do rompimento da moratória dos mísseis. “Esta é uma nova realidade com a qual todos os nossos adversários terão de lidar. Aguardem novas medidas.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em dezembro do ano passado, o Ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, indicou que Moscou precisaria responder às chamadas “ações desestabilizadoras” dos Estados Unidos e da OTAN no âmbito estratégico.
Diante do desenvolvimento da situação em direção à implementação real de mísseis de médio e curto alcance produzidos nos EUA na Europa e na região da Ásia-Pacífico, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia observa que as condições para manter uma moratória unilateral sobre a implantação de armas semelhantes desapareceram.
Leia também:
Transformação da Comuna 13: Medellín se torna exemplo de renovação urbana e segurança pública
Trump e Xi Jinping se encontram em Busan para discutir relações econômicas cruciais
Jamaica declara calamidade pública após furacão Melissa para evitar especulação de preços
Com a revogação da moratória, o líder russo Vladimir Putin poderá implantar mísseis balísticos Oreshnik na Bielorrússia, conforme havia prometido ao presidente Alexander Lukashenko.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












