A Rússia intensifica ataques em diversas regiões da Ucrânia, causando a falta de energia para 100 mil pessoas, afirma Zelensky

O Ministério da Energia ucraniano comunicou na semana passada que houve ataques a instalações energéticas em 2.900 ocasiões desde março de 2022.

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Rússia lançou um ataque maciço com drones contra a infraestrutura de transporte de energia e gás em seis regiões ucranianas durante a noite, causando a falta de energia para mais de 100 mil pessoas, de acordo com informações de autoridades ucranianas nesta quarta-feira (27).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As forças russas causaram danos consideráveis à infraestrutura de transporte de gás na região de Poltava e atingiram equipamentos em uma das principais subestações da região de Sumy, informou o Ministério da Energia via aplicativo de mensagens Telegram.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, informou que os ataques deixaram mais de 100 mil pessoas sem energia nas regiões de Poltava, Sumy e Chernigov.

LEIA TAMBÉM!

As principais unidades de produção de gás da Ucrânia estão localizadas nas regiões de Polônia e Kharkiv. A região de Kharkiv também foi atingida durante a noite, juntamente com as regiões de Zaporizhzhia e Donetsk, informou o Ministério da Energia.

Nas últimas semanas, a Rússia intensificou os ataques à infraestrutura de produção e importação de gás ucraniano, mesmo com os esforços do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para finalizar a guerra na Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério da Energia considera os ataques russos como uma continuação da política deliberada da Federação Russa de destruir a infraestrutura civil da Ucrânia antes da temporada de aquecimento.

A Ucrânia enfrenta uma séria falta de gás desde que os ataques com mísseos russos no início deste ano causaram uma redução de 40% na produção.

O Ministério da Energia da Ucrânia comunicou na semana passada que infraestruturas energéticas foram atacadas 2.900 vezes desde março de 2022.

O ataque à região de Poltava interrompeu temporariamente o abastecimento de energia aos consumidores, que já foi restabelecido, informou o governador Volodymyr Kohut em comunicado pela plataforma de mensagens Telegram.

A Força Aérea Ucraniana declarou ter abatido 74 drones dos 95 lançados pela Rússia durante a noite, e que 21 deles impactaram nove localidades em território nacional.

A Rússia alega não ter atingido civis desde o início da invasão em larga escala em fevereiro de 2022, justificando que sistemas de energia e outras infraestruturas são alvos legítimos por auxiliarem o esforço de guerra da Ucrânia.

Compreenda o conflito na Ucrânia.

A Rússia lançou a invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022, controlando atualmente aproximadamente um quinto do território do país vizinho.

Em 2022, o presidente russo, Vladimir Putin, declarou a anexação de quatro regiões ucranianas: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.

A Rússia continua seu avanço gradual no leste, e Moscou não demonstra intenção de renunciar aos seus objetivos de guerra. Paralelamente, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, defende a busca por um acordo de paz.

A Ucrânia tem intensificado seus ataques em território russo, afirmando que essas ações buscam danificar a infraestrutura vital do exército russo.

O governo de Putin, por sua vez, aumentou os ataques aéreos, abrangendo operações com drones.

Ambos os lados negam ter como alvo civis, contudo, milhares de pessoas perderam a vida no conflito, sendo a grande maioria ucranianos.

Supõe-se que também morreram milhares de soldados na linha de frente, embora nenhum dos lados revele números de vítimas militares.

Os Estados Unidos relatam que 1,2 milhão de pessoas sofreram ferimentos ou óbitos em decorrência da guerra.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Sair da versão mobile