A Rússia alega ter conquistado dois assentamentos urbanos no centro da Ucrânia
As forças russas seguem afirmando progressos, mesmo com o apelo dos Estados Unidos para o fim dos confrontos.

A Rússia anunciou, neste sábado 26, que tomou o controle de dois povoados na Ucrânia, um na região de Dnipropetrovsk, um novo avanço russo nesta zona industrial mineira no centro do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ataques noturnos conduzidos por ambos os lados resultaram em seis vítimas, quatro na central da Ucrânia e duas no oeste da Rússia, de acordo com informações oficiais dos países.
O exército russo declarou que suas forças “libertaram” o assentamento de Malievka em Dnipropetrovsk.
Leia também:

China busca um “consenso global” em relação à regulamentação da inteligência artificial

Trinta e três pessoas faleceram em confrontos entre Tailândia e Camboja

Departamento da NASA tem registrado queda de 20% em seu quadro de funcionários desde a retomada de Joe Biden à presidência
No início de julho, a Rússia anunciou a tomada de Dachne, sendo esta a primeira informação de que suas tropas progrediram nesta área central da Ucrânia desde o início da ofensiva em 2022.
O Exército russo também comunicou que tomou Zeleni Gai, em Donetsk, uma região leste fronteiriça com Dnipropetrovsk. De acordo com as forças de Moscou, este posto era um reduto ucraniano de grande importância.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um avanço russo em Dnipropetrovsk teria um valor estratégico importante, considerando as conversas com a Ucrânia para um cessar do conflito.
Em Kharkiv, mais ao norte, um ataque russo destruiu uma importante sala de caldeiras, que não poderá ser reparada antes do inverno, e em Sumy outro bombardeio atingiu um edifício da administração regional, informaram as autoridades locais.
As tropas russas seguem avançando, mesmo com o pedido dos Estados Unidos para o fim dos confrontos.
O avanço russo representa um risco para a Ucrânia, podendo afetar a economia e o abastecimento de energia, considerando que a região de Dnipropetrovsk, semelhante a Donetsk que é parcialmente ocupada desde 2014, abriga depósitos de carvão relevantes para a rede elétrica.
As autoridades instruíram os civis que possuem crianças a se afastarem da área de conflito.
Dnipropetrovsk não faz parte das cinco regiões ucranianas (Donetsk, Kherson, Luhansk, Zaporizhzhya e Crimeia) que Moscou alega como parte de seu território.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)