A Rússia acusou os Estados Unidos nesta terça-feira (5) de exercer pressão comercial ilegal sobre a Índia, após o presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçar novamente aumentar as tarifas sobre a Índia por causa de suas compras de petróleo russo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou aos repórteres que “ouvemos muitas declarações que são, de fato, ameaças, tentativas de forçar países a cortar relações comerciais com a Rússia. Não consideramos que tais declarações sejam legais”.
Os países soberanos devem e têm o direito de selecionar seus próprios parceiros comerciais, parceiros para cooperação comercial e econômica, e escolher as formas de cooperação comercial e econômica que atendam aos interesses de cada país.
LEIA TAMBÉM!
O presidente Trump afirmou que, a partir de sexta-feira (8), serão implementadas novas sanções à Rússia, assim como aos países que importam suas exportações de energia, caso Moscou não adote medidas para finalizar seu conflito de três anos e meio com a Ucrânia.
O presidente russo, Vladimir Putin, não indicou nenhuma alteração na posição da Rússia em relação à guerra, apesar do prazo se aproximar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nova Délhi classificou as ameaças de Trump como “injustificadas” e prometeu proteger seus interesses econômicos, aprofundando uma divergência comercial entre as duas importantes economias.
Segundo duas fontes do governo indiano à Reuters, a Índia continuará comprando petróleo da Rússia, apesar das ameaças de Trump.
Fonte por: CNN Brasil