A Rússia acusa países europeus de participação na retomada das sanções contra o Irã

Reino Unido, Alemanha e França denunciaram o Irã por infringir o acordo que buscava evitar o desenvolvimento de armas nucleares.

29/08/2025 8:16

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Rússia condenou a decisão do Reino Unido, Alemanha e França de iniciar um processo que poderia levar à reimposição de sanções da ONU contra o Irã devido ao seu programa nuclear.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Alemanha, França e Áustria lançaram o denominado “mecanismo de recuperação” na quinta-feira (28), sob alegações de que o Irã violou um acordo de 2015 que visava impedir seu desenvolvimento de armas nucleares em troca do levantamento de sanções internacionais.

A Rússia condena com firmeza essas ações dos países europeus e insta a comunidade internacional a rejeitá-las, conforme declarado pelo Ministério das Relações Exteriores, que atribuiu a responsabilidade pelo fracasso do acordo de 2015 aos Estados Unidos e aos europeus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Moscou firmou um acordo de cooperação estratégica com o Irã em 2024 e criticou o ataque a instalações nucleares iranianas realizado por Israel e pelos Estados Unidos em junho.

O Irã nega as alegações ocidentais sobre o desenvolvimento de armas nucleares.

Leia também:

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, declarou que os esforços para reinstalar sanções contra Teerã representaram um “fator desestabilizador grave” que comprometeu a busca por uma solução negociada.

Ela declarou ser fundamental prevenir uma intensificação da situação em relação ao programa nuclear iraniano, que acarretaria “consequências graves”.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.