O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) declarou nesta 5ª feira (10.jul.2025) que somente o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes pode desfazer os efeitos da decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), de impor uma alíquota de 50% sobre os produtos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em entrevista à Revista Oeste, Eduardo culpou Moraes pelo cenário atual. “Cabe ao Alexandre de Moraes consertar tudo isso, ele tem o poder da caneta”, disse o congressista, que hoje mora nos EUA, e acrescentou: “[Trump] começa a carta falando “Bolsonaro e seus aliados”, a gente pode começar fazendo uma verdadeira anistia ampla, tá aqui uma oportunidade para começar uma mesa de diálogo”.
Na avaliação de Eduardo, embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha contribuído para o tensionamento com os Estados Unidos – com declarações no Brics e um suposto alinhamento a grupos “antiamericanos”, como Irã e Hamas –, o principal fator da deterioração das relações seria a atuação do STF. “Se formos analisar a carta do Trump para Lula, os problemas ali são quase todos relativos ao Alexandre de Moraes”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele mencionou, a título de ilustração, a decisão do Tribunal de regular as redes sociais, o que, na sua visão, teria sido mal interpretado por autoridades norte-americanas. “Eles estavam buscando conflitos com os americanos e transmitindo uma mensagem”, declarou.
O parlamentar reiterou, em publicação no X (ex-Twitter), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “não pode resolver a tarifa-Moraes” e declarou que “bater pressão sobre ele ajudará absolutamente 0% na solução do impasse”.
LEIA TAMBÉM!
Fonte por: Poder 360
