A montadora francesa, que havia alertado na semana passada para volumes de vendas de junho mais fracos do que o esperado, anunciou que suas vendas no se…
A Renault anunciou nesta quarta-feira (23) que não houve crescimento no volume de vendas no segundo trimestre, devido à redução da procura por vans na Europa, que anulou o aumento das vendas de automóveis de passageiros.
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A montadora francesa, que havia alertado na semana passada para volumes de vendas de junho mais fracos do que o esperado, anunciou que suas vendas no segundo trimestre diminuíram 0,1%, apesar de uma série de lançamentos de novos veículos.
Isso equivale a um aumento de 2,8% no primeiro trimestre.
“Durante a primeira metade do ano, observou-se um aumento da competição entre os participantes do mercado europeu de veículos comerciais”, declarou Ivan Segal, diretor global de vendas e operações da marca Renault, que responde por 70% das vendas da montadora francesa.
A demanda está difícil, sentimos um contexto econômico cheio de incertezas, o que certamente leva as empresas a adiar algumas compras.
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A Renault está sendo administrada pelo seu diretor financeiro, Duncan Minto, na medida em que busca um novo presidente executivo para suceder a figura de Luca de Meo, que renunciou ao cargo neste mês.
A empresa divulgará seus números completos do semestre em 31 de julho, e também revisou na semana passada para baixo suas previsões de margem operacional e fluxo de caixa livre para o ano inteiro.
Apesar do crescimento de 8,4% nas vendas de automóveis da marca Renault no primeiro semestre, impulsionado principalmente pelo Clio, um modelo de grande sucesso na Europa, as vendas de vans e veículos comerciais leves, que representam um quinto do volume total de vendas da Renault, diminuíram 29%.
O acentuação foi intensificado por um fator fundamental desvantajoso e uma revisão de sua gama de produtos.
A Renault registrou um aumento de 57% nas vendas de veículos elétricos, desempenho superior ao crescimento de um mercado que expandiu 25%, impulsionado pelo sucesso do R5 na França, Alemanha e Espanha.
O A290, o mais recente modelo elétrico da Alpine, da Renault, contribuiu para que a marca alcançasse um aumento de 85% nas vendas no primeiro semestre de 2025.
Segal acredita que a marca Renault retomará sua participação no mercado de veículos comerciais no segundo semestre.
Ele complementou que o crescimento global seria “em linha” com o período inicial, e a marca apresentaria um aumento de dois algarismos fora da Europa.
A Renault obtém mais de 70% de suas vendas na Europa, o que a salvaguardou das interrupções comerciais relacionadas às tarifas dos Estados Unidos, porém a expõe a qualquer desaceleração no continente, considerando o aumento da concorrência de novos concorrentes chineses.
A Renault busca mercados de expansão, lançando novos modelos na América Latina, Turquia, Marrocos e Coreia, o que gerou um aumento de 16,3% nas vendas fora da Europa no primeiro semestre.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.