Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Alan Ghani
  3. A regulamentação de redes sociais é assunto do povo (do Congresso)

A regulamentação de redes sociais é assunto do povo (do Congresso)

Apesar do que o ministro Barroso afirma, a alteração na lei cria, de forma indireta, condições desfavoráveis ao exercício da liberdade de expressão.

Por: Júlia Mendes

05/06/2025 21:09

1 min de leitura

A regulamentação de redes sociais é assunto do povo (do Congresso)
(Imagem de reprodução da internet).

O caso segue no Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento da constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet. A anulação do dispositivo legal cria um entendimento que possibilita a responsabilização das redes sociais em relação às publicações de terceiros, conforme já defendido em outra publicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, a empresa de tecnologia poderá ser responsabilizada legalmente pela publicação de conteúdos de seus usuários, caso haja uma determinação da Justiça para a remoção da postagem e a rede social não cumpra a decisão judicial. Com a eventual queda do artigo 19, qualquer pessoa poderá solicitar a remoção do conteúdo extrajudicialmente, e a rede social decidirá se deve ou não retirar a postagem.

Qualquer crítica pode ser rotulada de “fake news” e “desinformação”, levando as plataformas digitais a removerem publicações para evitar processos judiciais solicitados pelos requerentes. Apesar do ministro Barroso afirmar que a medida não visa à censura prévia, a mudança na lei gera indiretamente um ambiente para não prosperar a liberdade de expressão, na medida em que aumenta o risco jurídico das redes sociais na disseminação de opiniões.

Leia também:

FOTODELDÍA - WASHINGTON, 07/04/2025.- El presidente de Estados Unidos, Donald J. Trump (izq.), saluda al primer ministro israelí, Benjamin Netanyahu (der.), a su llegada a una reunión en el Ala Oeste de la Casa Blanca en Washington, D.C., EE.UU., el 7 de abril de 2025. La conferencia de prensa del presidente Trump y el primer ministro Netanyahu en la Sala Este ha sido cancelada. EFE/SHAWN THEW

Irã e Israel: vencedores e perdedores com o cessar-fogo

Kananaskis (Canada), 16/06/2025.- US President Donald Trump attends a working session during the Group of Seven (G7) Summit at the Pomeroy Kananaskis Mountain Lodge in Kananaskis, Alberta, Canada, 16 June 2025. EFE/EPA/LUDOVIC MARIN / POOL

Por que Trump evita o aumento do conflito?

Blog post image

Nova legislação sobre redes sociais pode gerar risco de censura prévia no Brasil

Ademais, o contexto não é propício para tal discussão. Uma jornalista no Rio Grande do Sul foi obrigada a pagar uma multa expressiva por publicar uma reportagem que revelava salários elevados de juízes no estado. Outra é investigada pela Polícia Civil após divulgar uma matéria para um delegado, pertencente à corporação. Por fim, um comediante foi condenado à prisão por apresentar piadas em um show privado, onde os participantes escolheram estar presentes. Claramente, a regulamentação de redes sociais não seria adequada nessas condições.

Não implica que o artigo 19 não possa ser objeto de discussões e, eventualmente, modificado. Contudo, essa decisão deve refletir a vontade do povo por meio de parlamentares eleitos pelo voto, e não por onze tecnocratas que não necessariamente representam os anseios da maioria da sociedade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Jovem Pan

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
fake newsliberdade de expressãoMarco Civil da Internetredes sociaisregulamentação
Foto do Júlia Mendes

Autor(a):

Júlia Mendes

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Imagem do post

Olimpíadas

Comitê Olímpico dos EUA segue orientação de Trump sobre atletas trans

23/07/2025 2:09 | 2 min de leitura

● O velório de Preta Gil acontecerá nesta sexta-feira no Theatro Municipal do Rio

23/07/2025 2:03 | 1 min de leitura

● Haddad busca relatório de consignações privadas para lidar com o limite de juros

23/07/2025 2:01 | 2 min de leitura

● Barcelona restringe operações de terminais de cruzeiro para mitigar o impacto do turismo excessivo

23/07/2025 1:59 | 1 min de leitura

● A Rússia utiliza adolescentes no desenvolvimento de drones militares

23/07/2025 1:57 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!