Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Macroeconomia
  3. A regulamentação da inteligência artificial deve garantir segurança e liberdade, afirma o chefe da América Latina da Dell

A regulamentação da inteligência artificial deve garantir segurança e liberdade, afirma o chefe da América Latina da Dell

Luiz Gonçalves enfatiza que a regulamentação deve possuir certo grau de flexibilidade para possibilitar a experimentação.

Por: Gabriel Furtado

26/07/2025 16:04

8 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Dell, em âmbito global, almeja colaborar com os processos de regulamentação da inteligência artificial, declarou o presidente da operação latino-americana da empresa, Luis Gonçalves, durante uma entrevista à CNN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também se trata de assegurar que exista um marco regulatório que seja satisfatório para a indústria, para os clientes, para a sociedade, para todo o entorno, pois não se deseja estar exposto a situações onde se pode acabar associando uma determinada tecnologia, uma má reputação, por falta de regulamentação, por falta de aprendizado no uso.

Contudo, destaca-se que a regulamentação deve incluir, além da segurança, a liberdade para o desenvolvimento da tecnologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É necessário que seja uma regulamentação que possua alguns níveis de autonomia para possibilitar a experimentação, para permitir a evolução, afirmou o executivo.

Representa uma preocupação legítima que deve ser conduzida pela indústria, pela sociedade, pelos governos locais, estaduais e federais, para que se tenha uma segurança jurídica de como operar.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Emmanuel Macron reafirma oposição da França a acordo comercial com Mercosul

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Giorgia Meloni diz “não” ao acordo Mercosul-União Europeia e complica assinatura em Foz do Iguaçu

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Califórnia estuda proibição de vendas da Tesla por 30 dias após polêmica com “Autopilot”

Abaixo, veja os principais pontos da entrevista exclusiva com Luis Gonçalves na CNN.

Dell discorre sobre inteligência artificial, regulamentação e o mercado brasileiro.

Qual é a forma como a Dell tem observado essa oportunidade de trabalhar com IA no Brasil?

A chance existe, ela evoluirá, passará por um processo de aprendizado. Afirmar que as empresas ainda estão cometendo erros seria uma presunção de que conhecemos o modelo correto, ou seja, todos estão experimentando, e na medida em que cada um testa, alguns têm sucesso, outros não.

É fundamental ter a disposição para se explorar um pouco e aprender sobre isso, pois será inevitável saber o que é isso em breve, caso você demore muito para iniciar esse processo de aprendizado, talvez seja até tarde.

Ainda não é um conhecimento totalmente consolidado e divulgado, sendo todos que aprendem até que ele se confirme e se torne um conhecimento já padronizado, com aprendizados que possam ser compartilhados entre as empresas para que elas possam adotá-lo.

No entanto, se puder, não adie a recomendação, inicie o mais breve possível, não tenha receio de cometer erros, avalie quais são os riscos e os prejuízos relacionados a esse início falho, mas é preciso começar.

Essa tecnologia da Dell poderia ser aplicada em quais processos?

Ao nos proporemos a iniciar a adoção de IA na Dell, identificamos inúmeras possibilidades de aplicação.

O principal é que se identifiquem, entre as oportunidades emergentes, aquelas que gerariam o maior impacto e o maior resultado para a empresa. Concentre-se nelas, pois provavelmente serão uma das atividades com potencial para transformar o seu negócio, reduzir custos, aumentar a receita ou aprimorar a experiência do cliente. Tentar fazer tudo pode expor você à dispersão e impedir que alcance resultados efetivos.

A Dell tem acompanhado a discussão sobre a regulamentação da IA no Brasil?

Em todos os lugares, pois isso também se deve a garantir que haja um marco regulatório que seja satisfatório para a indústria, para os clientes, para a sociedade, para todo o entorno, porque também não queremos estar expostos a situações onde se pode acabar associando uma determinada tecnologia, uma má reputação, por falta de regulamentação, por falta de aprendizado no uso.

É necessário que também seja uma regulamentação que possua alguns níveis de autonomia para possibilitar a experimentação, para permitir a evolução.

É evidente que os governos estão atentos à questão, buscando solucionar o problema de forma proativa e, idealmente, antes de ocorrências negativas.

É uma preocupação legítima que deve ser conduzida pela indústria, pela sociedade, pelos governos locais, estaduais e federais, para que se tenha uma segurança jurídica de como operar.

Quais são as perspectivas da Dell sobre a regulamentação?

É necessário que seja uma IA que seja, primordialmente, eticamente adequada, compatível com os parâmetros ou as necessidades de atenção ao ambiente do ponto de vista regulatório, mas também do ponto de vista de sustentabilidade e que isso realmente seja acessível e legítimo a todos. Representa um benefício que pode realmente levar uma nação a um outro patamar de desenvolvimento.

As restrições ao setor podem se ajustar com o tempo, sendo que, mesmo que sejam vistas como adequadas ou excessivas no momento, elas se tornarão apropriadas ao longo do tempo.

Assim, não há uma preocupação tão relevante contra a decisão correta ou errada do futuro, mas sim a ideia de que, à medida que a tecnologia se torna mais difundida, ela se adapta de forma mais eficaz.

A vantagem da tecnologia reside em sua disponibilidade para todos, seja idoso, jovem, pobre, rico, empresas ou indivíduos. Atualmente, todos utilizam o Pix, que é algo notável, fenomenal, ou seja, o Banco Central estabeleceu um fenômeno e um sucesso, sendo observado até no mundo, devido à acessibilidade e à capacidade de fluxo do capital entre todos os níveis da sociedade de forma mais rápida.

Você mencionou o Pix, por mero interesse, a Dell realiza algum projeto com tecnologia financeira?

Sim, consideravelmente. Atualmente, muitos dos presentes [na Expert XP] são clientes Dell e utilizam nossas ferramentas, pois a Dell se especializou, entre outras coisas, no fornecimento de infraestrutura que oferece não apenas a capacidade computacional, mas também as soluções e tecnologias que atendem a esses mercados mais exigentes.

Ao analisar o setor financeiro brasileiro, um dos mais avançados globalmente, é necessário possuir uma capacidade de processamento elevada, além de resiliência operacional e física.

Assim, neste espaço, é possível identificar diversos clientes da Dell, que atualmente se configura como um provedor apto a atender o setor financeiro público e privado.

Considerando a América Latina, o Brasil apresenta um desenvolvimento mais avançado?

O setor financeiro, considerando a grande população do Brasil e as experiências locais, como o Pix e outras normas do Banco Central, faz com que o sistema brasileiro seja visto, não apenas na América Latina, mas em todo o mundo, como um dos mais avançados.

Qual o nível de evolução que a inteligência artificial alcançou nos últimos anos?

Esta é uma indústria que não apresenta sinais de esgotamento. Em 2020, discutíamos a IA como uma tecnologia emergente, e no ano passado a empresa entregou US$ 10 bilhões em servidores dedicados à inteligência artificial.

Atualmente, a Dell é a empresa que mais disponibiliza computadores com inteligência artificial e lidera o mercado no envio de PCs que já estão sendo adquiridos por empresas e consumidores com IA.

Em 2020, explorávamos a discussão sobre um computador com inteligência artificial integrada, atualmente se tornou uma realidade. Trata-se de uma necessidade que provavelmente irá superar as demandas comuns que temos atualmente. Em 2, 3 ou 4 anos, haverá apenas computadores com inteligência artificial integrada.

Considerando o Brasil, qual a relevância para a operação da Dell?

Possui grande relevância, não somente por ser a maior economia, mas também devido à sua vasta população da América Latina e um dos países que se destaca pelo mais elevado desenvolvimento tecnológico.

O Brasil representa um marco crucial na nossa atuação na região. Em Hortolândia, possuímos uma unidade industrial que atende exclusivamente ao território nacional e se destaca pela sua infraestrutura, sendo mais sofisticada, em termos de Indústria 4.0, quando comparada a fábricas de países desenvolvidos.

O Brasil ainda apresenta um grande potencial de desenvolvimento, sendo, portanto, uma região vasta e, sobretudo, uma oportunidade significativa para o crescimento.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
DellexperimentaçãoIAliberdademarco regulatórioregulamentação da IAregulamentação da inteligência artificialsegurançatecnologia
Foto do Gabriel Furtado

Autor(a):

Gabriel Furtado

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.

Imagem do post

Internacional

Trump exige rapidez nas negociações de paz da Ucrânia para encerrar conflito com a Rússia

18/12/2025 18:43 | 2 min de leitura

● São Paulo aprova orçamento de 2026 com votação acirrada e pressão sobre Julio Casares!

18/12/2025 18:17 | 1 min de leitura

● Botafogo Procura Novo Treinador para 2026: Rafael Guanaes é o Nome em Alta!

18/12/2025 18:27 | 3 min de leitura

● Cultura Inglesa Lança 150 Bolsas de Estudo em Paraisópolis: Inscrições Abertas até Dezembro de 2025!

18/12/2025 18:41 | 3 min de leitura

● Governo Lula cede e aceita CPMI do INSS após prisão de senador; escândalo gera crise política!

18/12/2025 22:09 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!