A regulamentação da BR-101 deve diminuir os custos logísticos em 20% a 60%, afirma ministro
O setor portuário registrou um crescimento de aproximadamente 5%, e os portos públicos apresentaram um aumento de 7%, segundo o ministro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, em despacho interno na quarta-feira (16), o decreto que regulamenta o programa BR do Mar, que visa impulsionar o crescimento da cabotagem entre portos brasileiros, além de criar novas rotas e diminuir os custos logísticos. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, declarou que a regulamentação desse projeto resultará na redução de custos logísticos entre 20% e 60%. A afirmação foi feita durante a cerimônia de assinatura desse decreto.
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A navegação de cabotagem é aquela realizada entre os portos do país, utilizando a via marítima e as vias navegáveis interiores. A lei sobre o Programa da BR do Mar foi sancionada em janeiro de 2022.
A BR do Mar possibilitará o aproveitamento de nossos mares e rios, principalmente dos 8 mil km de litoral brasileiro, para criar uma grande via, com o objetivo de expandir o transporte de cargas dentro do Brasil. A previsão é aumentar a movimentação de contêineres de 1,2 milhão para 2 milhões.
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De acordo com Costa e Filho, em 2024, o setor portuário apresentou um crescimento de aproximadamente 5%, enquanto os portos públicos registraram um aumento de 7%. O serviço de contêineres, por sua vez, obteve uma evolução superior a 18% no Brasil.
Publicado por Nícolas Robert
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Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












