O Centro-Sul do Brasil apresenta temperaturas baixas nesta sexta-feira (13.jun.2025), com risco de geadas em várias regiões, conforme o Climatempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A massa polar mantém sua intensidade no Sudeste, ao passo que no Sul as temperaturas são mais amenas em relação aos dias anteriores. Sexta-feira (13.jun) e sábado (14.jun) devem ser os períodos mais frios de 2025 até o momento.
Formulário de cadastro
LEIA TAMBÉM!
As temperaturas baixas estão sendo registradas sobretudo nas regiões centrais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e na Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais, de acordo com as informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As áreas apresentam condições para a formação de geada.
A tendência de frio diminuirá a partir de sábado (14.junho), de acordo com previsões meteorológicas. O enfraquecimento não implica estabilidade climática. Com a redução do ar seco, elevam-se as chances de ocorrência de chuva, um evento considerado raro para o mês de junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fenômeno climático impacta sobretudo os estados do Centro-Sul do Brasil. No Nordeste, há previsão de chuvas mais intensas, em caráter de pancadas, entre a Bahia e o Sergipe.
A população das capitais do Sudeste e habitantes de áreas serranas são os mais afetados pelas baixas temperaturas. No Sul de Minas Gerais, o frio se intensifica, como ocorreu em Delfim Moreira, onde os termômetros registraram -1,6°C na última quarta-feira.
No Rio Grande do Sul, as mínimas estão entre 5°C e 7°C nas áreas de Serra, valores superiores aos registrados nos últimos dias, quando foram observadas temperaturas negativas. No Sudeste, a região que compreende o leste de São Paulo, Rio de Janeiro, sul e centro de Minas Gerais e extremo sul do Espírito Santo terá temperaturas entre 9°C e 11°C. No Sul de Minas, a temperatura mínima ficará próxima de 4°C.
As capitais do Sudeste apresentam variações nas temperaturas mínimas. Em São Paulo, as mínimas devem ficar em torno dos 8°C. No Rio de Janeiro, a previsão é de 12°C. Em Belo Horizonte e Vitória, as temperaturas ficarão em torno dos 15°C. Apesar do frio intenso no sul de Minas Gerais, não há expectativa de geadas generalizadas que possam prejudicar a cultura do café.
Com a finalização do período de frio, duas novas frentes frias estão previstas para a próxima semana, impactando sobretudo a região Sul. A MetSul aponta que na segunda-feira (16.mai), novas nuvens se formarão, gerando chuvas em diversas áreas dos três estados. Na terça-feira, a precipitação deverá se concentrar no Rio Grande do Sul, com chance de chuva moderada a forte em vários municípios, podendo acumular mais de 50 milímetros em 24 horas. Na quarta-feira (18.mai), o cenário permanecerá o mesmo, com o Rio Grande do Sul mantendo-se como área de chuvas intensas e volumes diários acima de 50 milímetros em muitas cidades.
A previsão de chuvas intensas pode resultar em alagamentos e inundações pontuais, sobretudo nos municípios do interior do país, onde os volumes de chuva tendem a ser elevados em um curto período. O aumento dos níveis dos rios é uma consequência esperada dessas ocorrências.
Fonte por: Poder 360