Logo Clique Fatos
Logo Clique Fatos
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Internacional
  • Brasil
  • Economia
  • Famosos
  • Futebol
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Fashion Revolution
  3. A reciclagem é UMA das soluções para o resíduo têxtil, embora a moda continue a tratá-la como a única

A reciclagem é UMA das soluções para o resíduo têxtil, embora a moda continue a tratá-la como a única

Anualmente, o Brasil gera mais de 2 milhões de toneladas de resíduos têxteis, com apenas 20% sendo reciclados e a grande maioria não retorna à produção …

Por: Júlia Mendes

05/09/2025 14:53

4 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

No Brasil, são produzidas, anualmente, mais de 8,2 bilhões de peças de vestuário e 4 milhões de toneladas de têxteis. Apenas no processo de fabricação, entre 15% e 30% dos tecidos são descartados como resíduos na fase de corte. Mesmo as peças finalizadas têm um destino inevitável: tornarem-se lixo têxtil. Isso representa um “ponto cego”, historicamente desconsiderado pela indústria, em relação ao fim do ciclo de vida das roupas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A reciclagem no Brasil processa apenas 20% dos resíduos têxteis. Sem soluções públicas e privadas que atendam à magnitude do problema, a reciclagem têxtil se tornou uma “solução tecnológica”. Na realidade, parece ser a única alternativa em escala industrial para essa questão.

Entretanto, ela enfrenta dificuldades em todos os aspectos: da coleta e separação à mistura de fibras, descaracterização, processamento e reintegração em novos ciclos. Adicionalmente, o que é reaproveitado raramente retorna como vestuário, e apenas 1% dos resíduos retornam como roupa, sendo a maior parte transformada em estopas, enchimentos, isolamentos – em um processo conhecido como downcycling – ou mesmo incineradas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Circularidade e Reciclabilidade

A reciclagem não é equivalente à Circularidade. Uma moda circular inicia-se muito antes do descarte: na maneira como projetamos, consumimos, utilizamos, consertamos, compartilhamos roupas e prolongamos o tempo de uso, fechando o ciclo. A reciclagem deve ser considerada como uma das opções, mas nunca como elemento principal de um modelo que visa ser regenerativo.

A reciclagem, mesmo em cenário ideal, não conseguiria acompanhar a velocidade e o volume de produção globais. Contudo, investir na reciclagem como solução principal ignora que a indústria da moda não consegue lidar com a quantidade de resíduo têxtil produzida anualmente. Existe também o risco de transformar a reciclagem em licença para manter um sistema extrativista, que consome recursos naturais e humanos em ritmo insustentável, em um momento em que já ultrapassamos diversos limites planetários.

Leia também:

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Grupo Casas Bahia lidera ações ambientais no varejo com economia circular e energia renovável

Imagem do post relacionado, leia tambem!

A procura por lojas de segunda mão excede 2 milhões e demonstra o crescimento da moda sustentável

Imagem do post relacionado, leia tambem!

Modelo de negócio de trabalho flexível aumenta procura por mobiliário corporativo usado no país

A circularidade está diretamente relacionada à diversidade de soluções para o encerramento do ciclo de vida das roupas. A multiplicidade de caminhos reforça que não existe uma única solução; pelo contrário, a integração de diferentes práticas aumenta significativamente o impacto positivo sobre o meio ambiente e sobre a sociedade. Essas práticas podem atuar em várias etapas da cadeia de suprimentos da indústria têxtil, atualmente estruturada em um modelo linear.

Após o consumo, existem alternativas que vão além da reciclagem. Esse conceito pode ser observado no gráfico-funil sobre circularidade, que demonstra como diversas estratégias contribuem para aumentar a durabilidade dos produtos, além de retardar e diminuir os efeitos ambientais prejudiciais.

Esse debate não é restrito ao Brasil, mas, considerando que o país ocupa posição estratégica no cenário mundial, sendo a maior e mais completa cadeia têxtil do Ocidente, a falta de políticas públicas robustas e da ação do próprio setor têxtil tornam o atraso ainda mais preocupante.

Se a reciclagem é um remédio sintomático para um sistema doente, a circularidade é a transformação que pode restaurar a vitalidade de forma duradoura. O Brasil possui o potencial criativo e produtivo para liderar esse movimento. Contudo, para isso, não podemos acreditar que a reciclagem resolverá todos os problemas e começar a investir no poder da economia circular e do consumo consciente.

É nesse contexto que ganham relevância iniciativas como o Setembro de Segunda Mão, promovido pelo Fashion Revolution Brasil. A campanha vai além de estimular a prática do reuso de peças, e assume um papel central na educação para a circularidade. Ao provocar reflexão crítica, ela forma não apenas consumidores mais atentos, mas cidadãos conscientes do impacto social e ambiental de suas escolhas. Cada peça que volta a circular evita a geração de novos resíduos e reduz a pressão por recursos naturais, traduzindo, na prática, os princípios da moda regenerativa.

À medida que celebramos o título de maior e mais abrangente cadeia têxtil de fabricação do Ocidente, é necessário questionar se podemos nos considerar completos se ainda não resolvemos o fim do ciclo de vida das roupas que produzimos.

Fonte por: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
cadeia têxtilconsumo conscientedescarte de tecidosdowncyclingeconomia circularmoda circularreciclagem têxtilresíduos têxteisreuso de roupas
Foto do Júlia Mendes

Autor(a):

Júlia Mendes

Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.

Imagem do post

Famosos

Carlinhos de Jesus compartilha jornada após diagnóstico raro de neurodesmielinização!

17/12/2025 17:11 | 2 min de leitura

● Monique Evans expõe mansão de luxo em Alphaville e causa polêmica com Duda Wendling!

17/12/2025 17:00 | 2 min de leitura

● PSG Vence Flamengo nos Pênaltis e Conquista Copa Intercontinental 2025!

17/12/2025 17:02 | 1 min de leitura

● Homem Queima enteada de 4 anos em Mara Rosa (GO): Tragédia e Crueldade Chocante!

17/12/2025 17:05 | 2 min de leitura

● ANTT exige estudos atualizados sobre Ferrogrão para análise do TCU

17/12/2025 17:07 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!