A Receita Federal efetuou o pagamento do maior volume de restituições do Imposto de Renda até o momento

A Receita Federal destinará cerca de R$ 11 bilhões para aproximadamente 6,5 milhões de pessoas, com prioridade.

30/06/2025 8:41

2 min de leitura

A Receita Federal efetuou o pagamento do maior volume de restituições do Imposto de Renda até o momento
(Imagem de reprodução da internet).

A Receita Federal disponibiliza, na segunda-feira (30.jun.2025), a segunda parcela dos 5 lotes de restituições do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) de 2025. Um total de 6.545.322 contribuintes que apresentaram a declaração nas primeiras semanas do prazo terão direito a receber parte dos R$ 11 bilhões que serão distribuídos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O montante representa um recorde no número de contribuintes contemplados e de valor. Segundo as informações do Fisco, o reembolso será feito para pessoas com prioridade. As restituições do IR estão distribuídas da seguinte forma:

Contribuinte que utilizou procedimentos combinados, como o pré-preenchimento e o Pix, terá prioridade no recebimento da restituição do IR neste ano. Não haverá pagamento a contribuintes sem prioridade neste lote.

Leia também:

A consulta foi liberada em 23 de junho e pode ser realizada na página da Receita Federal na internet. O contribuinte deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. É possível também realizar a consulta através do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será realizado na conta ou na chave Pix do tipo CPF indicada na declaração do IR. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e obter o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso a restituição não seja creditada na conta indicada na declaração, por exemplo, em caso de conta inativa, os valores permanecerão disponíveis para saque por até 1 ano no Banco do Brasil.

O cliente poderá marcar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou através da Central de Relacionamento do banco, nos números 4004-0001 (em capitais), 0800-729-0001 (em outras localidades) e 0800-729-0088 (linha exclusiva para deficientes auditivos).

Se o contribuinte não resgatar o valor da sua restituição após um ano, deverá solicitar o valor no Portal e-CAC. Para isso, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.