A produção industrial registrou uma queda de 0,5% no mês de maio, conforme dados divulgados pelo IBEGE

Este foi o segundo resultado mensal negativo consecutivo; o setor teve um avanço de 2,8% no acumulado de 12 meses. Leia no Poder360.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Produção Industrial no Brasil – Maio de 2025

A produção industrial registrou queda de 0,5% em maio em relação a abril, considerando a correção sazonal. Este foi o segundo mês consecutivos de declínio no setor. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o resultado nesta quarta-feira, 2 de julho de 2025. A íntegra da publicação está disponível em formato PDF (1 MB).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crescimento no Acumulado Anual

A produção industrial do Brasil apresentou crescimento de 3,3% em maio em comparação com o mês anterior de 2024, considerando a série sem ajuste sazonal. No acumulado do ano, o crescimento foi de 1,8%. O avanço em 12 meses foi de 2,8%.

Queda em Ramos Industriais

De acordo com o IBGE, em maio, 13 dos 25 ramos industriais pesquisados apresentaram queda em comparação com abril. As principais influências negativas foram observadas em veículos automotores, reboques e carrocerias (-3,9%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,8%), produtos alimentícios (-0,8%), produtos de metal (-2,0%), bebidas (-1,8%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (-1,7%) e de móveis (-2,6%).

LEIA TAMBÉM!

Aumento em Atividades Industriais

Além disso, 11 das 25 atividades pesquisadas apresentaram aumento. Os destaques foram:

Bens Intermediários

Considerando as quatro grandes categorias econômicas, o IBGE informou que houve queda em três delas. Os bens intermediários apresentaram alta de 0,1% em maio em relação a abril, representando o quarto mês consecutivos de crescimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Poder 360

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.

Sair da versão mobile