Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. A primeira decisão de Moraes sobre Eduardo Bolsonaro após revogação de visto dos EUA

A primeira decisão de Moraes sobre Eduardo Bolsonaro após revogação de visto dos EUA

Após a imposição da pulseira eletrônica a Jair Bolsonaro, o ministro afirmou que ele “intensificou as condutas ilícitas” nas redes sociais.

Por: Lara Campos

19/07/2025 10:59

4 min de leitura

A primeira decisão de Moraes sobre Eduardo Bolsonaro após revogação de visto dos EUA
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ordenou, no sábado 19, a inclusão de novas publicações de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no inquérito que investiga a trama do deputado licenciado nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a aplicação de medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira 18, Eduardo afirmou que “intensificou as condutas ilícitas objeto desta investigação, por meio de diversas postagens e ataques ao Supremo Tribunal Federal nas redes sociais”.

Um dos filhos “três” do ex-capitão comemora a decisão do governo de Donald Trump de revogar o visto do ministro: “Talvez o Moraes não saiba (sic) se o Filipe Martins foi ou não aos EUA, mas agora todo mundo sabe que o Moraes não vai!”.

Leia também:

Blog post image

Moraes afirma que Eduardo Bolsonaro cometeu novos delitos após o uso do monitoramento eletrônico imposto

Blog post image

Dani Calabresa compartilha os primeiros dias como mãe, recebendo elogios do marido: “Brilhando”

Blog post image

Indivíduos declaram seu depoimento em relação ao falecimento de empresário em Interlagos

Outra publicação é o trecho de uma entrevista do deputado licenciado Eduardo, para a CNN Brasil, na qual ele afirma que Trump “não vai ceder”.

O juiz Moraes determinou a inclusão nos processos das postagens e entrevistas conduzidas pelo investigado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os próximos passos

A decisão de Moraes de determinar medidas cautelares a Jair Bolsonaro, como o emprego de tornozeleira eletrônica, se deu em resposta a uma petição interposta ao STF pela Polícia Federal.

A Polícia Federal foi autuada por prevenção ao inquérito aberto pela Corte contra Eduardo. Ele está investigado pelos possíveis crimes de corrupção no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

O caso possui ligação direta com a acusação penal relacionada à tentativa de golpe de Estado, na qual Jair Bolsonaro é réu por cinco crimes: golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

A PF protocolou a petição “no curso das investigações” sobre Eduardo e “considerando o final da instrução final e o início do prazo para alegações finais” no processo do golpe, conforme a decisão de Moraes.

É nesse contexto que a corporação entendeu ser necessário aplicar medidas cautelares contra Jair, autorizadas por Moraes e cumpridas na sexta-feira 18.

Na operação de sexta-feira, a PF analisará o resultado da ação de busca e apreensão em endereços do ex-presidente. Ao acionar o Supremo, a corporação afirmou que, devido ao fato de Jair e Eduardo estarem em países diferentes, a comunicação entre eles ocorre por meio tecnológico, sendo possível suspeitas que elementos úteis à investigação se encontram armazenados em aparelhos móveis de comunicação.

A Polícia Federal apreendeu um pen drive encontrado em um banheiro da residência de Bolsonaro. O conteúdo do dispositivo ainda não é conhecido. Ele deverá explicar a origem dos 14 mil dólares encontrados no local.

De acordo com Moraes, a atuação do ex-capitão na nova petição da PF configura, em tese, os crimes de coerção no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e atentado à soberania.

O ministro declarou que a audácia criminosa não possui limites, com as inúmeras publicações em redes sociais e manifestações na mídia que atentam contra a soberania nacional e a independência do Poder Judiciário.

Antes de 8 de julho, portanto, da nova petição da PF, Moraes prorrogou por 60 dias o prazo para a corporação concluir o inquérito contra Eduardo. Ao final da apuração, os investigadores decidirão se indiciam ou não o filho “zero três” do ex-presidente. Uma eventual denúncia ao STF caberá à Procuradoria-Geral da República. No curso do processo, contudo, Moraes poderá determinar medidas cautelares, caso as considere necessárias.

O processo relativo à tentativa de golpe encontra-se na fase final de alegações finais das defesas. Na última segunda-feira, 14, o Ministério Público Federal reiterou seu pedido para que Jair Bolsonaro e outros sete réus do núcleo central da trama sejam condenados. Para o Ministério Público Federal, o ex-presidente era “o principal articulador, maior beneficiário e autor dos atos mais graves” contra a democracia.

O processo será julgado – provavelmente ainda neste ano – pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal: Moraes, Luiz Fux, Flávio Dino, Carmen Lúcia e Cristiano Zanin. Totalizando, as penas contra Bolsonaro podem atingir 43 anos de prisão.

Fonte por: Carta Capital

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Eduardo BolsonaroGolpe de EstadoInvestigação CriminalMoraesSupremo Tribunal Federal
Foto do Lara Campos

Autor(a):

Lara Campos

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Imagem do post

Europa em Guerra

Ucrânia sugere à Rússia retomar as negociações de paz

19/07/2025 23:21 | 2 min de leitura

● Luciano define jogo, São Paulo vence o Corinthians e conquista vitória no Brasileirão

19/07/2025 23:15 | 4 min de leitura

● Luciano decide e São Paulo vence o Corinthians em partida válida pelo Campeonato Brasileiro

19/07/2025 23:08 | 2 min de leitura

● Zé Felipe compartilha pensamento sobre família e seguidores notam possível mensagem direcionada a fãs

19/07/2025 23:06 | 1 min de leitura

● Maresca decide manter a custódia de Delgatti, que foi julgado e condenado por invasão ao CNJ

19/07/2025 22:49 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!