A prefeitura organiza eventos gratuitos de férias para crianças e adolescentes em diferentes regiões do Recife
Centros comunitários e bibliotecas municipais organizam apresentações musicais e de ilusionismo, exibições cinematográficas, atividades recreativas e ev…

Esta semana iniciou a programação do Brinca Recife, série de atividades promovidas pela Prefeitura do Recife e direcionadas a crianças e adolescentes durante o período de férias escolares. Há mais de 400 ações gratuitas, incluindo shows musicais, competições esportivas, jogos, oficinas e contação de histórias. Elas ocorrem em parques, museus, bibliotecas públicas, escolas, ginásio Geralddo e nos Centros Comunitários da Paz (Compaz) distribuídos pela capital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O calendário de atividades se estende até o dia 27 de julho.
A programação completa do Brinca Recife está disponível no aplicativo ou site Conecta Recife. Todas as atividades são gratuitas e, na maioria dos casos, não precisa de inscrição prévia. As que necessitam de inscrição, devem ser feitas nas recepções dos locais.
Leia também:

A embaixadora do Brasil em Washington está de férias e o chanceler, no Brasil

MST acusa crime ambiental planejado e exige veto de Lula

Mattel planeja produzir animação da Barbie para o cinema, seguindo o filme live-action
Festival de Teatro Infantil agita os palcos de Recife em julho; veja a programação.
Com Lula, o investimento em crianças e adolescentes aumenta, porém ainda não atinge os 2,5% do Produto Interno Bruto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, norte do Recife, realiza campeonato de futebol “barrinha” nesta sexta-feira (18). Na próxima quinta-feira (24), ocorre o “Dia Viva Compaz”, com atividades como brinquedos, gincanas e banho de fonte. No dia seguinte, sexta-feira (25), há oficina de pipa para crianças e idosos. Na Biblioteca Popular de Casa Amarela, nesta sexta-feira (18), realiza-se o desfile “Como queremos ser?”, com livre caracterização infantil e a mensagem “eu tenho meu jeito e quero respeito”.
No Coque, em Recife, o Compaz Dom Helder promove movimento e criatividade, com banhos de mangueira em alguns dias. Na sexta-feira (18), a cantora Ilana Ventura realiza um show para crianças. Já na terça-feira (22), há oficinas de artes circenses.
Na zona oeste, no bairro de Tejuípeba, o Compaz Miguel Arraes organiza, na sexta-feira (18), uma oficina de construção de brinquedos com materiais recicláveis, além de jogos coletivos. No dia seguinte (25), o artista Tio Bruninho apresenta um show, que inclui distribuição de livros, vacinação e a atividade Caminhão da Malhação. Já no Cordeiro, o Compaz Ariano Suassuna oferece programação que combina cultura e lazer. Na segunda-feira (21) há sessão de cinema infantil e na sexta-feira tem aula de dança e uma brincadeira de caça ao tesouro.
Rádio BdF investiga com crianças como são criados os sonhos e quais seus sentidos.
Falece Manina Aguiar, comunicadora popular, feminista e defensora de crianças e adolescentes.
No Ibura, na zona sul, o Compaz Paulo Freire oferece oficinas de brinquedos feitos com material reciclado, caça ao tesouro, oficinas de pintura e atividades com água. Destacam-se também um show de mágica no sábado (19) e o show do Tio Bruninho, na terça-feira (22), dia em que ocorre o concurso do “cabelo maluco”, para estimular a criatividade de crianças e adultos. Na zona sul, o Compaz Lída Alves, no Pina, promove oficinas de capoeira, frevo, pintura, cultivo de horta e atividades direcionadas para crianças com TEA.
Crianças de zero a seis anos participam de programas no Centro de Referência da Primeira Infância (CRIAR), nos Compazes do Pina e do Ibura, com foco em oficinas de arte sensorial e atividades ao ar livre, utilizando elementos da natureza, sempre com a presença dos responsáveis.
Na Casa Amarela, Biblioteca Popular, Afogados e na Cohab, as bibliotecas populares promovem sessões de cinema para crianças, oficinas temáticas inspiradas nos livros infantis Peixe Vivo e Polvoça, além da atividade “Cientistas por um dia” (com Afrânio Godoy e Joaquim Suassuna).
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.