A prática de cobrir a boca com fita para dormir é eficaz?

A técnica se tornou comum nas redes sociais, alegando diminuir o ronco, porém não possui comprovação científica acerca de seus benefícios e eficácia.

14/07/2025 16:39

4 min de leitura

A prática de cobrir a boca com fita para dormir é eficaz?
(Imagem de reprodução da internet).

Cobrir a boca ao dormir tornou-se tendência. Estimulada por celebridades e influenciadores, a prática já movimenta bilhões. No TikTok, os relatos são numerosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma influenciadora relata que a fita na boca é um “dica de beleza” e que proporcionou uma transformação positiva no formato do rosto e do maxilar.

Uma usuária assegura aos seguidores que o uso da fita não é efeito placebo, informando que desde que começou a utilizá-la, dorme muito melhor, enquanto outra relata que quem usa fita acorda com mais energia e acrescenta: ajuda com a ansiedade e… Se você ronca, ajuda a parar de roncar.

Leia também:

Uma mulher não se lembra mais o motivo pelo qual começou a cobrir a boca ao dormir: “Sinceramente, não sei. Vi um TikTok sobre isso e não me lembro quais eram os benefícios. Mas me ajuda a continuar dormindo!”.

Apesar de seu sucesso online, a prática de abafar a fala ainda não possui comprovação científica — e já foi associada a riscos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cobrir a boca com fita pode levar a complicações como infecções e problemas respiratórios.

Se você faz parte dos cerca de 30 milhões de norte-americanos com apneia do sono, tampar a boca pode restringir seriamente o fluxo de ar, privando o cérebro e o corpo de oxigênio, alertam os especialistas.

A apneia do sono é uma condição séria em que a pessoa interrompe a respiração por até um minuto diversas vezes por hora. Em casos graves, essas pausas podem ocorrer centenas de vezes durante a noite.

Segundo a Academia Americana de Medicina do Sono, cerca de 23,5 milhões de americanos com apneia do sono ainda não foram diagnosticados. A condição não tratada pode resultar em doenças cardíacas, diabetes, acidente vascular cerebral, depressão e até mesmo morte prematura.

Cobrir ou prender a boca ou manter o queixo fechado “pode representar um risco grave de asfixia na presença de obstrução nasal ou refluxo”.

As obstruções nasais também dificultam a respiração pelo nariz, e, por isso, recorrer à fita sem antes consultar um especialista em sono é arriscado, segundo os especialistas.

Rotenberg explica que “existem muitas razões pelas quais não conseguimos respirar pelo nariz, como desvio de septo, pólipos nasais e, em alguns casos, até tumores nasais”.

Muitas pessoas preferem buscar informações em plataformas como Instagram, TikTok ou outras fontes, em vez de consultar um médico ou enfermeiro para obter um diagnóstico.

Fita na boca é ineficaz sem respiração adequada.

Usuários que utilizam a fita respiram pelo nariz, o que é mais saudável, afirmam especialistas. Os cílios finos filtram poeira, alérgenos, germes e outras impurezas do ar.

Adicionalmente, o ar que passa pelo nariz é umidificado, ao passo que o ar seco inalado pela boca pode irritar os pulmões, conforme afirma Raj Dasgupta, professor associado de medicina clínica, pneumologia, cuidados intensivos e medicina do sono na Huntington Health, em Pasadena, Califórnia.

A prática de respirar pelo nariz pode diminuir a pressão arterial ao elevar o óxido nítrico, uma substância que auxilia na manutenção desse nível.

Respirar pelo nariz também é mais relaxante, por isso a prática é recomendada junto com atividades como yoga e meditação para auxiliar na indução do sono.

Contudo, quem não aprende a posicionar adequadamente a língua, não obtém esses benefícios, declarou Ann Kearney, fonoaudióloga da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford.

“É frustrante ver pessoas achando que basta tampar a boca e pronto, não é esse o ponto”, diz Kearney. “A língua precisa estar posicionada para cima e para frente, ou os benefícios da respiração nasal não virão.”

Posicione a ponta da língua imediatamente atrás dos dentes superiores dianteiros e relaxe-a no alto da boca, mantendo-a nessa posição. Outra maneira de perceber é tentar pronunciar a palavra “the”, sem que a língua saia dos dentes. Em seguida, relaxe a língua no topo da boca.

A obstrução é maior quando a língua não é posicionada para cima e para frente, pois a base da língua fica recuada na via aérea. No entanto, ao colocá-la para cima e para frente, essa via aérea é liberada e a respiração nasal se torna mais fácil.

Caso ainda opte pelo uso da fita após avaliação médica, será necessário um pedaço de aproximadamente 5 cm de fita médica fina, conforme ela informa.

“Já ouvi relatos absurdos nas redes sociais de pessoas usando fita adesiva ou cobrindo completamente a boca com fitas grandes”, afirma Kearney. “Isso não é necessário.”

5 erros que você comete tentando dormir melhor e prejudicam seu sono

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.