A postura de Trump corrói o bolsonarismo, que se tornou prejudicial à política, afirma professor
Analista político aponta que vínculos com movimentos de Donald Trump podem aumentar a separação entre a direita conservadora e a extrema direita no Brasil.
A crise política nos Estados Unidos, com as ações recentes de Donald Trump, pode gerar impactos relevantes no cenário político brasileiro, sobretudo no isolamento do bolsonarismo, conforme aponta o professor e cientista político Marco Aurélio Nogueira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O especialista destaca um crescente distanciamento crítico em relação ao bolsonarismo por parte de diversos setores políticos da sociedade civil e do Congresso. Segundo ele, o movimento se apresenta como “promotor declarado das investidas de Trump” e o argumento de que Trump reage contra uma suposta falta de direitos no Brasil “não se sustenta”.
Uma pesquisa do PoderData, publicada em julho, aponta que 46% dos brasileiros culpam a família Bolsonaro pela inflação; 32% responsabilizam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela imposição das taxas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Impactos no comércio e na política externa.
Nogueira aponta duas possibilidades de mudança relevante para o Brasil. A primeira se refere ao comércio exterior, com chances de o país ampliar seus laços comerciais bilaterais e adotar uma postura mais estratégica no contexto internacional.
Para Nogueira, essa mudança poderia resultar em uma nova orientação da política externa brasileira. “Isso vai promover uma inflexão no Itamaraty, podendo nascer uma nova visão estratégica sobre os Estados Unidos e a comunidade internacional”, explica o professor.
Leia também:
Erika Hilton e Fernando Haddad debatem ajustes em projeto de lei sobre jornada de trabalho
Câmara dos Deputados aprova projeto sobre bens e imóveis com medidas fiscais do governo
Renan Filho anuncia mudanças na emissão da CNH e elimina obrigatoriedade das autoescolas em 2025
A segunda alternativa, vista como fundamental pelo analista político, é a possível transformação do bolsonarismo em um “componente tóxico” da política brasileira. Esse cenário poderia resultar em uma separação entre a direita conservadora e a extrema direita, sobretudo em razão da ligação com as ações de Trump.
Quanto mais o bolsonarismo se identifica com os movimentos de Trump, mais complexa se torna a sua situação com a sociedade e, sobretudo, com os políticos do país.
Nogueira propõe que, se o afastamento se confirmar, pode existir a possibilidade de surgimento de um novo centro-direita no país. “Se souberem calibrar as propostas e se moverem com inteligência no cenário político, poderá funcionar como um fator de agregação democrática”, afirma o professor.
Isso criaria oportunidade para um plano de governo que recoloque o país nos eixos e eliminasse a polarização observada nos últimos anos.
WW Especial
O programa, apresentado por William Waack, é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












