A Polícia Federal cumpre mandado na Câmara contra o deputado Júnior Mano, do PSB

A Polícia Federal investiga a atuação de organização envolvida em fraudes em licitações e desvio de recursos públicos para financiar campanhas políticas…

08/07/2025 9:21

3 min de leitura

A Polícia Federal cumpre mandado na Câmara contra o deputado Júnior Mano, do PSB
(Imagem de reprodução da internet).

A Polícia Federal executa mandados de busca e apreensão no Congresso Nacional nesta terça-feira (8.jul.2025) no âmbito de uma investigação sobre uma organização criminosa acusada de desviar recursos públicos para financiar campanhas eleitorais municipais em Ceará, em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos alvos da operação é o deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), suspeito de participar do esquema. Seu gabinete foi inspecionado por agentes da PF. O congressista declarou, em nota, que “não tem qualquer participação em processos licitatórios, ordenação de despesas ou fiscalização de contratos administrativos”.

O líder do PSB na Câmara, Pedro Campos, declarou que a sigla espera que “todos os fatos sejam investigados e esclarecidos o mais rápido possível, observando o devido processo legal e a ampla defesa”.

Leia também:

A ordem de 15 mandados de busca e apreensão emitida pela Polícia Federal foi determinada pelo ministro Gilmar Mendes, do STF. O Tribunal também autorizou a quebra do sigilo de celulares apreendidos na operação e o bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas sob investigação.

As ações visam interromper a circulação de valores ilícitos e proteger bens para posterior restituição ao infrator.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As investigações indicam que o esquema envolvia a articulação do grupo no envio de recursos públicos para municípios do Ceará. Em contrapartida, uma parcela desses valores era utilizada em pagamentos ilícitos. Há também evidências de influência em processos licitatórios por meio de empresas ligadas ao grupo.

A investigação abrange organização criminosa, obtenção ilícita de sufrágio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica com fins eleitorais. A CGU (Controladoria-Geral da União) prestou apoio técnico à investigação.

O deputado Júnior Mano ainda não se pronunciou sobre as acusações.

Investigação

A apuração teve início na Superintendência Regional da PF no Ceará, a partir de uma alegação da Prefeitura de Canindé. O processo foi encaminhado à Corte após a investigação apontar para indícios de participação de uma autoridade com foro privilegiado.

O ministro Gilmar Mendes ordenou, em 14 de fevereiro, que o processo fosse avaliado no tribunal. O caso segue sob sigilo judiciário no STF.

OUTRO LADO

A íntegra da nota do deputado Júnior Mano.

O deputado Júnior Mano não exerce nenhuma função em licitações, na ordem de despesas ou na fiscalização de contratos administrativos.

O deputado, em sua função parlamentar, não desempenha atribuições executivas ou administrativas em órgãos municipais, não integra comissões de licitações, dispensa de despesas ou fiscalização de contratos administrativos.

O parlamentar mantém sua confiança nas instituições, notadamente no Poder Judiciário e na Polícia Judiciária Federal, e reforça seu compromisso com a legalidade, a transparência e o desempenho íntegro do cargo público.

Confesso ter plena convicção de que, após a apuração, a verdade dos fatos prevalecerá, com o completo esclarecimento das circunstâncias e o reconhecimento da correção de conduta.

Segue a íntegra da nota do PSB:

A bancada do PSB na Câmara dos Deputados ficou ciente da operação da Polícia Federal que investiga o deputado Júnior Mano. Esperamos que todos os fatos sejam apurados e esclarecidos o mais rápido possível, observando o devido processo legal e a ampla defesa.

Fonte por: Poder 360

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.