A PF investiga um grupo que desviou R$ 50 milhões do Fundeb período de 2021 a 2025

A fraude teria impactado recursos destinados à educação no estado do Maranhão; mandados também são cumpridos no Piauí.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Polícia Federal pretende, na terça-feira 19, desmantelar uma organização criminosa que teria desviado 50 milhões de reais provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) destinados ao estado do Maranhão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os alvos ainda não foram divulgados, mas a Polícia Federal informou em nota que o esquema envolve servidores públicos. Não está claro, contudo, em quais órgãos esses funcionários estariam atuantes.

A operação resultou na execução de 45 mandados de busca e apreensão contra indivíduos, empresas e servidores públicos nas cidades de Caxias, São Luís, São José do Ribamar, Buriti Bravo, Presidente Dutra, Joselândia, no Maranhão, e em Teresina, no Piauí.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foram apreendidas joias, dinheiro em espécie e relógios de luxo. O valor total dos itens ainda não foi informado.

O esquema, segundo os investigadores, manipulava licitações para que os recursos fossem desviados. Uma parcela do dinheiro era apropriada pelos servidores.

LEIA TAMBÉM!

Os delitos mencionados no caso incluem organização criminosa, corrupção, peculato, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. A operação recebeu o nome de “Lei do Retorno”.

Fonte por: Carta Capital

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Sair da versão mobile