A PF investiga um grupo que desviou R$ 50 milhões do Fundeb período de 2021 a 2025
A fraude teria impactado recursos destinados à educação no estado do Maranhão; mandados também são cumpridos no Piauí.
A Polícia Federal pretende, na terça-feira 19, desmantelar uma organização criminosa que teria desviado 50 milhões de reais provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) destinados ao estado do Maranhão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os alvos ainda não foram divulgados, mas a Polícia Federal informou em nota que o esquema envolve servidores públicos. Não está claro, contudo, em quais órgãos esses funcionários estariam atuantes.
A operação resultou na execução de 45 mandados de busca e apreensão contra indivíduos, empresas e servidores públicos nas cidades de Caxias, São Luís, São José do Ribamar, Buriti Bravo, Presidente Dutra, Joselândia, no Maranhão, e em Teresina, no Piauí.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foram apreendidas joias, dinheiro em espécie e relógios de luxo. O valor total dos itens ainda não foi informado.
O esquema, segundo os investigadores, manipulava licitações para que os recursos fossem desviados. Uma parcela do dinheiro era apropriada pelos servidores.
Leia também:
Unesp divulga orientações essenciais para o Vestibular 2026; saiba tudo sobre as provas!
Inscrições para Vagas Remanescentes do Fies abertas até 30 de outubro; mais de 58 mil oportunidades!
Inscrições Abertas para o Programa de Verão da USP 2026 com 26 Cursos de Saúde Pública
Os delitos mencionados no caso incluem organização criminosa, corrupção, peculato, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. A operação recebeu o nome de “Lei do Retorno”.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.












