A PF abre investigação sobre a compra de vagas no conselho do TCE do Maranhão

A investigação segue a ordem do Supremo Tribunal Federal em relação à ação apresentada pelo partido Solidariedade contra as normas de escolha dos consel…

17/08/2025 19:45

1 min de leitura

A PF abre investigação sobre a compra de vagas no conselho do TCE do Maranhão
(Imagem de reprodução da internet).

A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar suposto esquema de compra de licenças no TCE-MA (Tribunal de Contas do Maranhão). A ação responde a determinação do ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O caso é examinado no STF por meio de uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) proposta pelo partido Solidariedade contra as normas que criaram um “processo sigiloso” para a seleção de conselheiros do Tribunal de Contas.

A legenda afirma que as mudanças implementadas pela Assembleia Legislativa impedem a fiscalização e o controle social. Além disso, eles denunciam o governador Carlos Brandão (PSB) por supostamente esconder ligações pessoais de indicados ao TCE.

Leia também:

A CNN busca contato com o governo do Maranhão e o TCE-MA, mas ainda não obteve resposta.

O governo estadual e a Assembleia Legislativa apresentaram recursos contra a decisão que determinou a abertura de inquérito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A confirmação da abertura da investigação foi feita pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, ao Supremo, na última sexta-feira (8).

O ministro Flávio Dino determinou, no despacho, que as normas “devem tais procedimentos permanecerem suspensos, até o saneamento das questões processuais acima delimitadas”.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)