A partir desta sexta-feira (1º), entra em vigor a nova composição de etanol na mistura com gasolina

Pretende-se diminuir e consolidar os valores, diminuir a dependência de vendas no exterior e desenvolver a carteira de ações voltadas para a energia limpa.

01/08/2025 12:14

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(Imagem de reprodução da internet).

A partir desta sexta-feira (1º), entrarão em vigor os novos percentuais de mistura obrigatória na gasolina e diesel produzidos no Brasil. Os valores, aprovados no final de junho pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), são os seguintes:

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O governo prevê queda nos preços para o consumidor e defende que os conflitos no Oriente Médio geram instabilidade no preço do petróleo, o que impacta diretamente o valor dos combustíveis.

Com o aumento da mistura, há possibilidade de maior estabilidade nos preços e uma menor dependência de exportações, considerando que os biocombustíveis são produzidos no Brasil.

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Além disso, há vantagens ambientais: o incremento da adição de biocombustíveis à gasolina e diesel contribui para a redução de emissões de gás carbônico, considerando que esse gás é reabsorvido quando do plantio da próxima safra de cana-de-açúcar, no caso do etanol; ou soja, no caso do biodiesel.

Aumento dos custos.

As tarifas divergem. De acordo com projeções do Ministério de Minas e Energia (MME), a alteração permite uma diminuição de até R$ 0,11 por litro no valor da gasolina.

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O governo afirma que o impacto nos preços será inexistente para o diesel.

Decisão polêmica

Apesar de proporcionar benefícios ambientais e econômicos, o aumento também suscita controvérsias entre especialistas e empresas de transporte, sobretudo em relação ao efeito sobre veículos não flex e ao incremento da mistura de biodiesel no diesel.

De acordo com informações do Sindicato Nacional de Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), 76,2% da frota de automóveis em circulação no país são veículos flex.

O restante da frota de automóveis é composto por veículos elétricos (menos de 1%) e veículos movidos a gasolina. Há para isso controvérsias, pois há quem diga que os 30% de etanol anidro na gasolina estariam próximos do que as montadoras consideram aceitável.

O Instituto Mauá de Tecnologia publicou um estudo que avalia o aumento da porcentagem de etanol na gasolina de 27% para 30% (avaliação da utilização de percentual de 30% de etanol anidro na gasolina em veículos leves e motocicletas – março de 2025). O estudo concluiu que a suposição não se sustenta.

Em relação à adição de 1% de biodiesel no diesel refinado, há uma preocupação com questões técnicas, incluindo obstrução de filtros, maior corrosão de componentes, aumento no consumo e dificuldades em áreas frias devido à cristalização.

Esses efeitos estão ligados à menor estabilidade do biodiesel, sua maior absorção de água e menor poder calorífico, impactando principalmente frotistas e transportadoras, que observam elevação nos custos de manutenção.

Fonte por: CNN Brasil

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.