A partir desta sexta-feira 1º, ocorre o aumento da mistura de etanol na gasolina e no biodiesel. Na gasolina, a porcentagem eleva-se de 27% para 30%. Já no caso do biodiesel, a composição apresenta agora 15% de etanol (anteriormente eram 14%).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A implementação da medida, em junho, foi sinalizada pelo Conselho Nacional de Política Energética como forma de apoiar o Brasil no combate a eventuais aumentos nos preços do petróleo decorrentes de variações no mercado internacional.
O governo projeta uma redução de até 0,11 reais por litro na gasolina nos postos de combustível. Não houve estimativa sobre possíveis alterações no custo do litro do biodiesel.
LEIA TAMBÉM!
Em outubro do ano anterior, o presidente Lula (PT) já havia sancionado uma lei que permitia a alteração: a lei do Combustível do Futuro. A nova regra autorizava a gestão a elevar a mistura de etanol na gasolina até 35%, desde que houvesse viabilidade técnica para isso.
Em março deste ano, o Ministério de Minas e Energia avançou no tema e divulgou o resultado de testes que comprovaram a viabilidade técnica da mistura a 30%. A pasta indicou que não há mudanças significativas no desempenho dos veículos com a adoção da nova mistura. As mudanças no biodiesel também não terão impacto, segundo os estudos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo acredita que as mudanças assegurarão que o Brasil retorne à autossuficiência em gasolina após 15 anos.
Fonte por: Carta Capital