A OTAN necessita elevar em 400% sua defesa aérea e antimísseis, afirma secretário
Próximamente, Mark Rutte discursará em Londres, defendendo o incremento de investimentos em sistemas de defesa antimíssil.
O secretário-geral da OTAN, a aliança militar ocidental, Mark Rutte, afirmou nesta segunda-feira (9) que o grupo necessita de um incremento de 400% na defesa aérea e antimísseis, uma das prioridades para uma reunião de integrantes na cidade de Haia, na Holanda, no final de junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O premiê Mark Rutte está exercendo pressão para que os integrantes do bloco elevem os investimentos em defesas para 3,5% do PIB, e se comprometam com 1,5% adicionais em despesas mais abrangentes relacionadas à segurança, em resposta ao pedido do presidente dos EUA, Donald Trump, de uma meta de 5%.
Em junho, ele acreditava que haveria um acordo sobre a meta na cúpula nos dias 24 e 25.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Secretário adverte sobre risco além da guerra.
Rutte defendeu em um pronunciamento na Chatham House que, para a OTAN assegurar uma dissuasão e defesa confiáveis, é necessário um incremento de 400% nos investimentos em defesa aérea e antimísseis.
Observa-se na Ucrânia como a Rússia dissemina o terror a partir do ar, sendo que, intensificaremos o sistema de defesa que protege nossos céus, afirmou, conforme informações do seu gabinete.
Leia também:
Sagrada Família se torna a igreja mais alta do mundo com cruz de 7,25 metros instalada
Polícia de Paris prende mais cinco suspeitos do roubo das joias da coroa francesa no Louvre
Estados Unidos ordenam testes nucleares em resposta à China e Rússia
É necessário um avanço significativo em nossa defesa coletiva. Precisamos de mais forças e recursos para executar integralmente nossos planos de defesa. A conclusão foi de que o risco não cessará mesmo após o fim da guerra na Ucrânia.
Com pouco alívio nos combates na guerra da Rússia contra a Ucrânia, mesmo com os apelos por cessar-fogo, os países europeus enfrentam pressão para aumentar os gastos com defesas após Trump ter sinalizado uma mudança na política, pressionando para que a região se proteja melhor.
Vários países declaram que estão trabalhando para tal, com o Reino Unido, que prometeu um aumento de 2,3% para 2,5% do PIB destinado a isso até 2027, e 3% do PIB em uma data posterior.
A Alemanha afirmou que necessitará de aproximadamente 50 mil a 60 mil soldados ativos suplementares, em virtude de novos objetivos da OTAN.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












