A Organização das Nações Unidas afirma que Israel está perpetrando um genocídio em Gaza

Relatório de 72 páginas determinou que o país praticou “quatro atos genocídicos”; ministério das Relações Exteriores rejeita as alegações.

16/09/2025 4:19

1 min de leitura

A Organização das Nações Unidas afirma que Israel está perpetrando um genocídio em Gaza
(Imagem de reprodução da internet).

Uma investigação da ONU, conduzida de forma independente, determinou pela primeira vez que Israel cometeu genocídio contra palestinos em Gaza e que os principais líderes do país incitaram o genocídio, considerando-o “a descoberta mais contundente da ONU até o momento”.

Uma nova análise de 72 páginas, elaborada por uma comissão da ONU, determinou que Israel “realizou quatro atos genocídicos” no território palestino desde 7 de outubro de 2023, após os ataques mortais do Hamas contra Israel e o subsequente lançamento da campanha militar israelense.

O relatório aponta que tais ações abrangem o assassinato de palestinos em Gaza, gerando “graves danos físicos e mentais”, “impondo deliberadamente ao grupo condições de vida projetadas para sua destruição física, total ou parcial”, e “implementando medidas com o objetivo de restringir os nascimentos dentro do grupo”.

Leia também:

O governo israelense declara que a guerra em Gaza é praticada em legítima defesa e em observância ao direito internacional, rejeitando veementemente as alegações de genocídio.

Israel rejeita categoricamente o relatório distorcido e falso e solicita a abolição imediata da Comissão de Inquérito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A comissão qualificou o inquérito como um “relatório que se baseia integralmente no Hamas” e acusou os responsáveis de serem representantes do grupo militante, cujas declarações horripilantes sobre os judeus foram condenadas globalmente.

Fonte por: CNN Brasil

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.