A operação no RJ já resgatou 600 animais e apreendeu 32 suspeitos

A operação coordenada pela Polícia Civil visa combater o tráfico de animais, armas e documentos falsos; um dos investigados é o ex-deputado estadual TH …

16/09/2025 13:04

2 min de leitura

A operação no RJ já resgatou 600 animais e apreendeu 32 suspeitos
(Imagem de reprodução da internet).

A operação realizada na terça-feira (16) no Rio de Janeiro obteve o resgate de 600 animais e a prisão de 32 indivíduos, um dos quais ferido em confronto. Uma policial civil também foi atingida na comunidade Mangueira, na Zona Norte da cidade, e seu estado de saúde é estável.

O ex-deputado estadual Tiego Raimundo dos Santos Silva, popularmente conhecido como TH Jóias, figura na lista de investigados da operação.

Equipes investigativas atuaram em locais associados ao parlamentar na Zona Oeste do Rio. As investigações indicam que ele estaria envolvido em negociações de compra e venda de primatas.

Leia também:

Para dar suporte à ação, foi montada uma base na Cidade da Polícia, onde os animais resgatados recebem atendimento veterinário, passam por avaliação de peritos criminais e, em seguida, são encaminhados para centros de triagem para possível reintegração na natureza.

A quadrilha operava com núcleos de caça e de falsificação de documentos.

A operação, conduzida pela DPMA e com apoio do MPRJ, Seas, Inea, PF e Ibama, obedece a 44 mandados de prisão e 270 de busca e apreensão em vários municípios do estado, além de São Paulo e Minas Gerais. Mais de mil policiais civis estiveram envolvidos na ação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A investigação da Polícia Civil identificou que o grupo realizava a captura de animais em diversas localidades do estado, mantendo-os em condições precárias e posteriormente repassando-os a intermediários, que os instalavam em viveiros ilegais para, em seguida, vendê-los em mercados informais e na internet.

Foram identificados núcleos especializados na falsificação de documentos, incluindo anilhas, selos públicos e certificados, visando ocultar a origem ilícita dos animais.

As investigações da polícia demonstraram que o esquema contava com apoio e proteção de traficantes.

Os acusados deverão ser responsabilizados por formação de associação criminosa, tráfico de animais, receptação qualificada, comércio ilegal de armas e falsificação de documentos.

A CNN busca contato com a defesa do ex-diretor da Petrobras, Thiago Ferro Jóias, e de outros envolvidos na operação.

Fonte por: CNN Brasil

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.