A OMS adverte que o castigo físico causa prejuízos de longa duração à saúde infantil
A Organização Mundial da Saúde aponta sobrecarga nos sistemas nervoso, cardiovascular e nutricional, juntamente com alterações na estrutura e função cer…

Estudos de neuroimagem indicam que tais episódios de violência podem levar à diminuição do volume da massa cinzenta do cérebro, em regiões relacionadas ao desempenho cognitivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, mencionam-se estudos que corroboram a ligação com questões de saúde mental – como depressão, baixa autoestima, transtorno de ansiedade, automutilação, abuso de álcool e drogas e tendências suicidas, que se mantêm na vida adulta.
A Organização Mundial da Saúde reconhece que se trata da forma mais frequente de violência contra crianças. Cerca de 1,2 bilhão de crianças entre 0 e 18 anos são submetidas a castigos físicos em residências anualmente. Em alguns países, a violência também ocorre em escolas ou outros locais.
Leia também:

Especialistas detalham a causa da dor de cabeça em pontada

Alimentação vegana proporciona o mesmo ganho muscular que a dieta com carne, aponta pesquisa

A dieta mediterrânea reduz o risco de demência em até 35% em indivíduos com risco aumentado
Bebês também são alvo.
A punição física também é frequente em crianças pequenas. Dados da UNICEF, reunidos neste relatório, indicam que 330 milhões de crianças com menos de cinco anos são punidas fisicamente regularmente anualmente – correspondendo à faixa etária considerada mais vulnerável por especialistas.
A violência causa um impacto negativo, independentemente da fase de desenvolvimento. No entanto, uma criança que sofre violência desde a infância, quando o cérebro está em seu maior desenvolvimento, isso reflete no cérebro. Assim, pode afetar a aprendizagem da criança e gerar altos custos em questões de saúde, explica Elisa Altafim, professora do Programa de Pós-graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto. Ela também é uma das autoras de um documento sobre prevenção da violência contra as crianças do Núcleo Ciência pela Infância.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leis de proteção
Atualmente, 67 países possuem leis que permitem o castigo físico para crianças e o Brasil está entre eles. “Temos leis muito fortes. Isso nos ajuda, mas ainda temos um alto índice de violência. As violências que são notificadas, devido à subnotificação, demonstrada em vários relatórios”, afirma Elisa.
A professora acredita que, além da legislação, é necessária uma mudança cultural. “Temos muitas famílias que foram cuidadas e educadas por tapas e palmadas. Então, muitas vezes eles acabam utilizando as mesmas práticas nas quais eles foram educados. Virá um ciclo intergeracional de violência.”
Frequentemente, os pais recorem a agressões físicas, gritos e estratégias negativas durante momentos de raiva, devido à dificuldade em controlar suas emoções. Além disso, isso ocorre por falta de informação sobre o desenvolvimento infantil e por não conhecerem abordagens eficazes, segundo Elisa.
Ela destaca a relevância dos programas de parentalidade, disponibilizados atualmente por governos nos níveis federal e municipal. Trata-se de iniciativas que visam auxiliar os pais a adotarem métodos não prejudiciais. Essas ações contemplam diversas estratégias fundamentadas em evidências.
Elisa apresenta uma analogia pedagógica: “No passado, também não percebíamos a relevância, por exemplo, de empregar o cinto de segurança. Atualmente, já compreendemos. O mesmo se aplica à punição física. Anteriormente, não se tinham consciência das implicações. Hoje, já se sabe.”
As consequências podem, inclusive, ser econômicas. De acordo com o relatório da OMS, toda a violência contra crianças custa anualmente de 2 a 5% do PIB mundial. Além disso, a inação contra a violência escolar, incluindo o castigo corporal, custa cerca de US$ 11 bilhões em rendimentos perdidos ao longo da vida, segundo cálculo do Banco Mundial.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)