NVIDIA Encerrará Suporte Oficial aos Drivers GeForce GTX 7, 9 e 10 no Linux
A NVIDIA confirmou esta semana que encerrará em breve o suporte oficial aos drivers das linhas GeForce GTX 7, 9 e 10 no Linux. Segundo a companhia, a próxima atualização baseada em sua Branch 580 será a última a dar suporte às GPUs pertencentes às arquiteturas Maxwell, Pascal e Volta no sistema operacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embora não haja menção ao suporte ao Windows, a decisão, juntamente com o fato de essas linhas já serem consideradas antigas, indica que o mesmo poderá acontecer com a plataforma da Microsoft em breve. Vale ressaltar, no entanto, que produtos populares como a GTX 1650 e a GTX 1660 continuarão recebendo suporte, pois são baseadas na tecnologia Turing.
Com o objetivo de contextualizar, a linha Pascal começou a receber seus primeiros modelos em 2016 e se aproxima rapidamente de uma década no mercado. A decisão da NVIDIA, embora deva desagradar alguns consumidores, não é exatamente inesperada, tampouco inédita na história da companhia.
LEIA TAMBÉM!
Em 2021, ela adotou medidas semelhantes em relação à arquitetura Kepler, encerrando o suporte às séries GeForce Titan, GTX 700 e GTX 600 relacionadas a ela. Na época, apenas 2% dos usuários do Steam ainda utilizavam GPUs desse tipo, o que indica que o impacto da decisão não foi significativo.
A NVIDIA ainda não divulgou uma data para os novos drivers.
Apesar de ter anunciado o fim do suporte ao Branch 580 para o Linux, a empresa ainda não divulgou quando isso ocorrerá. Contudo, considerando que o aviso sobre o fim do suporte já foi divulgado, a expectativa é que não demore muito. O que menos impactará os consumidores é o fim do suporte à linha Volta, que era voltada a clientes corporativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embora o suporte ao Windows deva continuar por mais algum tempo, é provável que ele não se estenda até o final de 2025. Atualmente, a NVIDIA está lançando sua série de drivers 576, sendo o mais recente o 576.88, lançado oficialmente nesta terça-feira (1º).
Com a atualização, a companhia aumentou o suporte ao jogo Mecha BREAK, além de melhorar a compatibilidade com Diablo IV e Still Wake the Deep. Embora GPUs mais antigas sejam compatíveis, o foco da companhia tem sido aprimorar o desempenho de sua linha RTX 50, que ainda é considerada problemática por muitos consumidores.
Fonte por: Adrenaline