A Nestlé registra queda de 10% no lucro, atingindo US$ 6,38 bilhões no primeiro semestre

Na券交易所 suíça, as ações caíam 5,63% por volta das 8h (de Brasília).

24/07/2025 14:05

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A Nestlé registra queda de 10% no lucro, atingindo US$ 6,38 bilhões no primeiro semestre
(Imagem de reprodução da internet).

A Nestlé, multinacional suíça de alimentos e bebidas, anunciou nesta quinta-feira (24) um lucro líquido de 5,065 bilhões de francos suíços (aproximadamente US$ 6,37 bilhões) no primeiro semestre do ano.

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O resultado apresentou uma queda de 10,3% em relação ao desempenho dos primeiros seis meses de 2023, mas alinhado às previsões dos especialistas. A margem de lucro por ação diminuiu de 2,16 para 1,97 francos suíços no período, e o lucro por ação ajustado recuou de 2,40 para 2,27 francos suíços.

Nas Bolsas, as ações caíam 5,63% por volta das 8h (de Brasília).

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As vendas totalizaram 44,29 bilhões de francos suíços (US$ 55,70 bilhões) nos primeiros seis meses do ano, representando uma queda de 1,8% em relação ao mesmo período de 2024, conforme o previsto por especialistas.

A Nestlé aponta que o resultado apresenta um impacto negativo de 4,7%, devido à valorização expressiva do franco suíço no período.

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Assim, o crescimento orgânico foi de 2,9%, com a contribuição dos preços em 2,7%, refletindo ações implementadas para combater a inflação dos custos de insumos nas categorias de café e produtos à base de cacau, conforme declarado em relatório.

O Crescimento Interno Real (RIG, sigla em inglês) apresentou um índice de 0,2% como principal indicador de volume de vendas, devido à baixa demanda dos consumidores e ao impacto temporário da adaptação de clientes e consumidores aos incrementos de preços.

Em videoconferência, o diretor executivo da Nestlé, Laurent Freixe, declarou que a empresa tem a possibilidade de elevar ainda mais os preços em virtude dos crescentes aumentos nos custos do cacau e do café, embora a maior parte dessas elevações já tenha sido implementada.

“Podemos necessitar de um pouco mais, porém a maior parte já foi concluída e se refletirá nos próximos trimestres”, declarou.

Confeitaria e café foram as categorias de produto que mais impulsionaram o crescimento, com aumentos de preços de 10,6% e 6%, respectivamente.

A Nestlê informou que, no caso do café, os impactos da elasticidade (redução no volume de vendas com o aumento dos preços) foram restritos, e o índice de elasticidade foi levemente positivo, permanecendo estável nos dois trimestres.

A empresa destacou que, em confeitaria, os impactos de elasticidade no curto prazo foram notáveis, seguindo padrões históricos. Adicionalmente, os setores de PetCare e Águas apresentaram um crescimento discreto, ao passo que o de alimentos registrou uma diminuição.

Na Europa, a Nestlé apresentou crescimento orgânico de 3,5%, com retração de 0,2% RIG, além de aumento de preços de 3,7%, elevando a receita com vendas de 8,342 para 8,467 bilhões de francos suíços.

Na América, o crescimento foi de 2,1%, com um RIG de 0,5% menor e preço 2,7% superior, refletindo progressos no Brasil, Argentina e Venezuela, que equilibraram dificuldades na América Central e Caribe, afirmou a Nestlé.

Houve uma queda de aproximadamente 4,9% nas vendas, totalizando 16,954 bilhões de francos suíços no período. Na região que abrange Ásia, Oceania e África, com exceção da China, houve um aumento de 2,4%, com RIG -0,3% e preço +2,6%.

Para o exercício financeiro de 2025, a Nestlé manteve suas previsões, projetando aceleração do crescimento orgânico das vendas em comparação com 2024 e uma margem de Lucro Operacional Subjacente das Operações Comerciais de 16% ou superior, considerando as pressões cambiais, tarifárias e as incertezas macroeconômicas.

A Nestlé afirmou, em teleconferência, que 90% dos produtos comercializados nos Estados Unidos são produzidos no próprio país.

Adicionalmente, a Nestlé afirmou que pode vender a Nature’s Bounty e outras marcas, como parte de uma avaliação de marcas de baixo desempenho em sua unidade de vitaminas, minerais e suplementos.

Em 2021, a empresa adquiriu a Nature’s Bounty, a Osteo Bi-Flex e a Puritan’s Pride por meio de um acordo de US$ 5,75 bilhões, referentes às marcas principais da fabricante de vitaminas Bountiful Co.

A empresa alemã declarou que estava implementando ações para otimizar seu desempenho na área que abrange China, Taiwan e Hong Kong, com inclusão de alterações na direção.

O crescimento dos seus negócios na região aumentou nos últimos anos devido à expansão da distribuição, contudo, isso foi desafiado por um consumo mais fraco e um ambiente deflacionário.

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Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.